Já pode ver se o comboio está atrasado sem ir à estação. Veja como
- Flávio Nunes
- 29 Outubro 2024
CP disponibiliza agora "informação em tempo real", permitindo aos passageiros ver no site e na app se o comboio circula a horas, está atrasado ou foi suprimido, e qual a linha de paragem.
Ver DescodificadorJá pode ver se o comboio está atrasado sem ir à estação. Veja como
- Flávio Nunes
- 29 Outubro 2024
-
Que nova funcionalidade é esta?
A CP anunciou esta terça-feira o lançamento de uma nova funcionalidade que disponibiliza “informação em tempo real” aos passageiros. O anúncio marca o 168.º aniversário da empresa.
Até aqui, o site e as aplicações móveis da CP já permitiam ver informação geral sobre horários e ligações, assim como comprar bilhetes. Mas, para confirmar se um comboio circula a horas, está atrasado ou foi suprimido, os passageiros, tipicamente, tinham de consultar os painéis existentes na estação.
A partir desta terça-feira, os utilizadores já conseguem ver, à distância, em tempo real, se vai haver comboio e se está previsto chegar a horas.
Proxima Pergunta: Quais os comboios que são abrangidos?
-
Quais os comboios que são abrangidos?
Segundo a CP, a funcionalidade “oferece uma consulta precisa e contínua do estado de circulação dos comboios em toda a rede de serviços da CP”.
Significa que estão abrangidos desde o Alfa Pendular aos comboios Urbanos, passando pelo Intercidades, pelo Regional, pelo InterRegional e até mesmo o Internacional.
Proxima Pergunta: Que informação está agora disponível?
-
Que informação está agora disponível?
“Os passageiros podem verificar de imediato o estado da circulação de cada serviço, recebendo alertas sobre atrasos superiores a cinco minutos nos serviços de longo e médio curso (Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, Regional e InterRegional) e de três minutos nos serviços Urbanos”, explica a CP.
Através desta nova funcionalidade, os utilizadores podem ainda consultar a linha de paragem de cada comboio, tanto na estação que indicar como em qualquer estação em que esteja previsto o comboio parar.
Proxima Pergunta: Como vejo os dados em tempo real?
-
Como vejo os dados em tempo real?
No site da CP, aceda à área “Próximos Comboios”. De seguida, indique a estação de partida ou apeadeiro (por exemplo, Porto Campanha). Pode então verificar se os comboios circulam na hora prevista, se vão existir atrasos ou se foram suprimidos (como na imagem abaixo). É ainda possível expandir cada serviço e ver as horas previstas de paragem em cada local, carregando no símbolo “+”.
Caso prefira aceder através da app da CP, entre na aba “Próximos Comboios” (carregando no segundo botão de baixo, ilustrado por um comboio). Então, indique a estação desejada e verá, da mesma forma, se os comboios circulam a horas ou se estão atrasados, bem como a linha prevista de paragem.
Proxima Pergunta: Posso confiar cegamente na informação?
-
Posso confiar cegamente na informação?
Apesar do lançamento desta funcionalidade, a CP recomendou especificamente que, no caso da consulta da linha de paragem do comboio, os passageiros devem sempre confirmar a informação na estação.
“A CP recomenda que, ao chegar à estação, os passageiros confirmem a linha de embarque nos dispositivos sonoros e visuais da estação, já que podem ocorrer mudanças imprevistas por razões que escapam à gestão direta da CP”, explica a empresa.
No site da CP, a empresa alerta ainda que, “por condicionantes técnicas, por vezes pode não ser possível obter informação em tempo real sobre o estado da circulação” e que “o número de linha de paragem é indicativo, podendo ser modificado por motivos imprevistos”.
A empresa continua referindo que “uma das fontes desta informação do estado das partidas e chegadas é a IP – Infraestruturas de Portugal, gestora da circulação ferroviária”, pelo que “é alheia a eventuais diferenças nos resultados obtidos através desta ferramenta e da informação divulgada na estação, através dos dispositivos sonoros e monitores”.
Proxima Pergunta: É possível receber alertas automáticos?
-
É possível receber alertas automáticos?
Num comunicado em que anuncia estas novidades, a CP informou que os utilizadores “podem verificar de imediato o estado de circulação de cada serviço, recebendo alertas sobre atrasos”.
O ECO questionou então a CP sobre esses alertas, mas fonte oficial explicou que não se trata de um serviço de envio de notificações, ao contrário do que poderia transparecer.
“Tanto na app CP como no site, não existe envio de notificações automáticas de alertas. Em vez disso, a funcionalidade permite que, ao consultar o estado de um determinado comboio, sejam exibidas informações atualizadas em tempo real”, disse fonte oficial.
“Assim, caso haja um atraso ou outra perturbação no serviço, esse estado será indicado de forma destacada no momento da consulta, ou seja, é gerado um alerta destacado nessa informação. Esta abordagem assegura que os passageiros tenham sempre acesso a informações precisas no instante em que verificam o estado dos comboios que, em caso atraso, tem visível uma informação de alerta”, continuou a mesma fonte.
Sendo assim, continua a não ser possível receber alertas automáticos sobre atrasos nos comboios.
Proxima Pergunta: Quem desenvolveu a funcionalidade?
-
Quem desenvolveu a funcionalidade?
A CP enaltece que a informação em tempo real foi uma funcionalidade desenvolvida internamente pelos próprios trabalhadores.
“Resulta de uma dedicação integral das equipas internas da CP, foi desenvolvida pelos próprios trabalhadores da empresa e representa um avanço significativo na experiência de mobilidade ferroviária”, indicou num comunicado.
“Esta solução tecnológica é o resultado de um trabalho integrado entre várias equipas da CP, em especial as de Sistemas de Informação, Comercial e Operações, que foram determinantes para assegurar a precisão dos dados e o funcionamento robusto da plataforma. Desenvolver internamente esta plataforma reflete o compromisso da CP em aplicar a experiência dos seus profissionais para melhorar a operação e responder, de forma direta, às necessidades dos seus passageiros”, colmata a CP.
A companhia promete continuar a “investir em soluções que melhorem a conectividade”.