UE deve “reagir de forma politicamente astuta” às tarifas de Trump, diz Pascal Lamy

"Um acordo com a UE sobre qualquer questão que permitisse" a Trump "ser visto como um grande vencedor" é a forma que a UE tem de travar a imposição de tarifas, diz Pascal Lamy ao ECO.

“É difícil de prever” se Donald Trump vai impor tarifas comerciais aos produtos europeus, porque o presidente dos Estados Unidos “adora tarifas e imprevisibilidade”. Quem o diz é Pascal Lamy, o antigo diretor geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), em entrevista ao ECO. O agora vice-presidente do grupo de reflexão Notre Europe Jacques Delors defende que a União Europeia “deve estar pronta para negociar, se for ameaçada, e para retaliar, se for atingida”.

Mas, qualquer reação de Bruxelas deve ser “politicamente astuta, focada e proporcional”, alerta o antigo comissário europeu do Comércio, sublinhando que essa reação deve ser feita de acordo com as regras da OMC. Lamy aconselha ainda que a UE deve “estar preparada para mais”.

Em entrevista por escrito ao ECO, o responsável que trabalhou com Jacques Delors, quando este foi ministro da Economia, considera que “a primeira vítima das tarifas de Trump será a economia dos EUA”. “Ao contrário do que ele pensa, uma tarifa não é um imposto sobre os estrangeiros, mas sobre os consumidores americanos”, frisa, concluindo que o que é “mau para os EUA, mau para a economia global”.

Acredita que Trump vai mesmo impor tarifas comerciais aos produtos europeus?

Acredito que ameaçará fazê-lo por vários motivos possíveis, alguns relacionados com o comércio, outros não, como já fez com o México e o Canadá. É difícil de prever, pois adora tarifas e imprevisibilidade.

O que o poderia impedir de o fazer?

Um acordo com a UE sobre qualquer questão que lhe permitisse ser visto como um grande vencedor.

Se as tarifas se tornassem uma realidade, o que deveria a UE fazer? Retaliar ou tentar negociar?

A UE deve estar pronta para negociar, se for ameaçada, e para retaliar, se for atingida: deve estar aberta a uma negociação equilibrada que possa servir os interesses da UE, bem como as exigências dos EUA, e pronta para contra-atacar com as suas próprias medidas de forma proporcional.

A UE deve estar pronta para negociar, se for ameaçada, e para retaliar, se for atingida.

A OMC está preparada para lidar com uma guerra comercial global como esta?

A OMC está equipada para lidar com litígios comerciais entre todos os seus membros, com exceção dos EUA, que abandonaram de facto o processo de resolução de litígios há cinco anos; no entanto, a UE deve gerir a sua reação em conformidade com as regras da OMC, para manter o sistema da OMC sólido e estável entre os países membros da organização e evitar a contaminação pela ação dos EUA.

Qual a melhor forma de lidar/prevenir uma escalada?

Reagir de forma politicamente astuta, focada e proporcional, e estar preparada para mais, caso os EUA provoquem mais danos.

Está preocupado com o impacto que terá na economia global? E em algum país em particular?

A primeira vítima das tarifas de Trump será a economia dos EUA. Ao contrário do que ele pensa, uma tarifa não é um imposto sobre os estrangeiros, mas sobre os consumidores americanos, que terão de pagar mais pelo que compram, e compram muito ao estrangeiro. Consequentemente surge a inflação, o aumento das taxas de juro para controlar a inflação, já antecipadas pelo mercado, que terão impacto em muitos outros países, a começar por aqueles que estão endividados em dólares. Mau para os EUA, mau para a economia global.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE deve “reagir de forma politicamente astuta” às tarifas de Trump, diz Pascal Lamy

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião