Autochinapremium

O aumento da capacidade produtiva da China está a mudar os padrões do comércio internacional. Para países como Portugal, a saída é a exportação de serviços de valor acrescentado elevado.

A China está prestes a tornar-se o maior exportador automóvel mundialeste ano. Esta tendência reflecte um aumento da capacidade produtiva e uma diminuição da procura interna, consequência do arrefecimento económico do mercado chinês. Trata-se de uma mudança profunda nos padrões de comércio internacional, com as marcas de automóveis tradicionais a cederem espaço a exportadores chineses. A China tem a capacidade de redefinir décadas de status quocomercial em poucos anos. Por exemplo, a Figura 1 mostra que, em 2019, antes da pandemia, a China exportava menos automóveis que a Tailândia (e menos do dobro de Portugal). Esta mudança estrutural mostra a necessidade da União Europeia expandir o comércio noutros produtos, por exemplo, no sector dos serviços. Fonte: UN Comtrade. Aqui em casa, as

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Professor de Economia Internacional na ESCP Business School

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.