Crie um currículo vencedor e destaque-se no mercado de trabalho

  • Vânia Borges
  • 4 Setembro 2024

Tendo em conta que os recrutadores dedicam, em média, apenas sete segundos a cada currículo, é crucial captar a atenção rapidamente. Um currículo bem elaborado pode ser a chave para o emprego.

No atual mercado de trabalho, a competição é feroz e destacar-se entre os inúmeros candidatos tornou-se mais desafiador do que nunca. Tendo em conta que os recrutadores dedicam, em média, apenas sete segundos a cada currículo, é crucial captar a atenção rapidamente. Desta forma, um currículo bem elaborado não só destaca as suas competências e experiências, mas também reflete a sua capacidade de comunicação e atenção aos detalhes, podendo ser mesmo a chave para abrir as portas do emprego dos seus sonhos.

Ter algum cuidado na forma como é elaborado o currículo pode fazer toda a diferença na procura por emprego e, por isso, partilho, abaixo, algumas dicas que considero essenciais para criar um currículo impressionante e que demonstre o que tem para oferecer.

  1. O valor de um master CV. Ter um currículo principal onde se registem todas as competências, conquistas e experiências é fundamental, sendo que este deve ser ajustado e adaptado para cada candidatura e para o cargo em questão. Esta prática não só facilita a personalização, mas também assegura que não se esquecem detalhes importantes.
  2. Brevidade e objetividade – menos é mais. Manter o currículo curto e direto, pode fazer a diferença entre ser notado ou descartado. Além disso, procure manter o currículo numa página – seguir essa orientação ajudará a garantir que está a incluir apenas as informações mais relevantes.
  3. A importância da formatação. A apresentação visual do currículo é muitas vezes subestimada, uma vez que pode ser tentador colocar muitos detalhes numa página – especialmente se tiver muita experiência de trabalho. Uma fonte fácil de ler, com tamanho adequado e um bom espaçamento entre linhas pode tornar o documento mais acessível e profissional, bem como evitar grandes blocos de texto e optar por uma estrutura clara e limpa é essencial.
  4. Palavras-chave — a linguagem dos recrutadores. Ao escrever e editar o seu currículo, leia o anúncio de emprego cuidadosamente e escolha as palavras-chave essenciais para incorporar na sua candidatura, pois este cuidado pode dar-lhe uma grande vantagem. Com os recrutadores a rever um enorme número de currículos para cada função, é cada vez mais comum utilizar um software de sistemas de seguimento de candidatos (ATS) para ajudá-los a identificar aqueles currículos que mencionam palavras-chave relacionadas com o cargo que a empresa deseja preencher. Neste sentido, fique atento a qualquer competência e qualificação essencial listada na descrição da oferta como desejável ou essencial e, se possível (legitimamente), inclua-as no seu currículo para maximizar as suas oportunidades de ser convidado para uma entrevista. Este cuidado demonstra que o candidato leu atentamente o anúncio e está alinhado com os requisitos da vaga.
  5. Palavras de impacto – fazer-se ouvir. Utilize verbos de ação simples, mas poderosos, que destaquem as suas competências mais valiosas e demonstrem o que conquistou. Use verbos como “projetou”, “lançou” e “modernizou” – em vez dos menos impactantes como “ajudou” e “geriu”. Tente evitar uso excessivo de termos como “trabalhador”, “orientado para resultados”, “motivado” e “proativo”, pois essas qualidades não se traduzem automaticamente em agregar valor ou produzir melhores resultados.
  6. A força dos números. Destaque as conquistas em vez das responsabilidades — isso pode incluir o número de projetos que geriu ou entregou, o tamanho das equipas que liderou, o percentual de crescimento nas vendas que alcançou ou o valor do contrato pelo qual foi responsável. Inclua qualquer evidência que mostre que o seu trabalho teve um impacto positivo no negócio e que as suas competências são transferíveis. Números, percentagens e valores são formas tangíveis de mostrar resultados e impressionar os recrutadores.
  7. Declaração pessoal — a primeira impressão. uma declaração pessoal bem redigida, logo abaixo do nome e detalhes de contacto, pode dar uma visão geral convincente sobre quem é o candidato profissionalmente, os seus objetivos de carreira e o valor que pode agregar à empresa. Esta declaração deve ser breve e impactante (150-200 palavras).
  8. Ortografia e gramática — detalhes que importam. o seu currículo deve estar livre de erros gramaticais e de ortografia, uma vez que dão a impressão de desleixo e lançam dúvidas sobre competências específicas que afirmou ter, como atenção aos detalhes ou excelente comunicação escrita. Poderá recorrer a ferramentas de verificação ortográfica e gramatical para evitar dar aos recrutadores um motivo para rejeitar a sua candidatura.
  9. Revisão por terceiros – um novo par de olhos. Ter outra pessoa a ler o currículo pode trazer uma nova perspetiva, identificar competências ou conquistas esquecidas e verificar possíveis erros. Esta revisão pode ser a diferença entre um currículo bom e um excelente.
  10. Consistência online – a coerência é fundamental. Títulos de empregos e datas de emprego no seu currículo devem ser consistentes com os seus perfis profissionais online, como o Linkedin, pois os recrutadores verificam frequentemente a presença social de um candidato antes de o convidar para uma entrevista. É normal que o seu currículo seja mais curto que o seu perfil no Linkedin, dado que este não tem limitações de espaço comparado com um currículo padrão de uma / duas páginas. Assim, poderá utilizá-lo para fornecer um perfil profissional mais abrangente e manter, ao mesmo tempo, o seu currículo conciso e impactante.

Desta forma, um currículo bem elaborado não é apenas um documento, é uma ferramenta estratégica. Seguir estas dicas pode fazer a diferença entre passar despercebido ou ser o candidato escolhido. É um processo contínuo de revisão e melhoria, garantindo sempre uma apresentação clara e impactante das suas competências e conquistas. Num mercado de trabalho competitivo, a atenção aos detalhes pode ser a chave para o sucesso.

  • Vânia Borges
  • Diretora de recursos humanos da Adecco Portugal

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