Economia da conspiraçãopremium

O único modelo aplicável à política portuguesa consiste na contínua adaptação às circunstâncias. É a lógica da sobrevivência política.

A política portuguesa está dominada por uma dinâmica tribal. Não são precisos manifestos nem ideias nem programas. Basta o conflito diário nos duelos televisivos em busca de uma fixação artificial. Qualquer fixação é válida porque desloca a atenção do estado calamitoso da governação. Nesta lógica intoxicante o foco é sempre o inimigo político, o sabotador da nação, o traidor à superior causa de um país socialista. E o Primeiro-Ministro esconde-se de tudo e de todos enquanto proclama um sentido de Estado que se confunde com a verdade da tribo. No dia seguinte muda a crítica do inimigo logo também muda a verdade da tribo. O único modelo aplicável à política portuguesa consiste na contínua adaptação às circunstâncias. É a lógica da sobrevivência política. O Governo transporta o país através

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.