O nível de integração e solidariedade na União Europeia deve depender das circunstâncias. Nesta altura é necessária mais integração para responder aos desafios que esta geração de europeus enfrenta.
As eleições para o Parlamento Europeu são daqui a um ano. É um período crucial para a União Europeia (UE). Enquanto muitos países ainda se encontravam em recuperação da pandemia, a invasão russa da Ucrânia em 2022 agravou a inflação e piorou uma situação económica já fragilizada. No primeiro trimestre de 2023, a zona euro teve uma contracção económica de 0.1% em relação ao trimestre anterior. Estes efeitos são também assimétricos, afectando alguns Estados-Membros mais do que outros. Neste contexto, a solidariedade europeia deve assumir um papel novo. Um dos benefícios potenciais de uniões económicas é precisamente suavizar choques assimétricos. Existem pelo menos duas opções. A primeira é fortalecer o programa NexGenEU, que foi desenvolvido durante a pandemia, e transformá-lo numa
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.