O misterioso caso da mulher que não existepremium

Quando tanto se teme o bias do algoritmo — não falta literatura sobre a sua (má) aplicação — deveria fazer soar campainhas de alarme esta falta de diversidade no setor da IA.

No lote de oradores convidados na DevTernity, Anna Boyko sobressaía: era uma das poucas mulheres na lista de speakersda conferência online para developerse a empresa referida no seu perfil como estando ligada, a Coinbase, garantia o interesse dos participantes em a ouvir. Pena não existir. Era uma “ demo persona” que tinha sido “auto-gerada” com um cargo aleatório, com um nome de utilizador aleatório no Twitter” (agora X) e uma fotografia (já adivinharam) igualmente de forma fortuita, à espera de uma confirmação de uma pessoa, essa sim real, na conferência, segundo a organização. O artigo de opinião integra a segunda edição do ECO magazine, que pode comprar aqui.O “acaso” não foi caso único, como denunciou Gergely Orosz, autor da “The Pragmatic Engineer”, newsletterbastante popular

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.