Os preciosos conselhos de Kissingerpremium

Henry Kissinger, que faz este sábado 100 anos, alerta que o mundo está no caminho da "confrontação de grandes poderes". E não se vê uma vontade clara de baixar a temperatura.

Henry Kissinger faz, exatamente hoje, 100 anos. Judeu, nascido na Alemanha, fugiu ainda adolescente com a família para os Estados Unidos, como muitos outros do seu tempo. Personalidade controversa pelo papel que teve na Guerra do Vietname ou no apoio dos EUA às ditaduras na América Latina para travar o avanço do comunismo, é provavelmente o diplomata vivo com mais conhecimento dos bastidores políticos que governam o mundo. Foi secretário de Estado de Richard Nixon e Gerald Ford, entre 1969 e 1976, e antes disso consultor de segurança nacional de agências federais durante as administrações de Dwight Eisenhower, John Kennedy e Lyndon Johnson. Em 1983, foi escolhido por Ronald Reagan para liderar uma comissão sobre a América Central. Cientista político brilhante, a sua doutrina influenciou

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.