Uma nova era para a Energia Inteligente

  • Werner Vogels
  • 20 Janeiro 2023

Armazenamento de energia. Grelhas descentralizadas. Tecnologias de consumo inteligente. Em 2023, vamos assistir a um rápido desenvolvimento à escala global.

Estamos no centro de outra crise energética. O aumento dos custos e o acesso fiável à energia são problemas globais e têm impacto em toda a gente. Embora esta não seja a primeira vez que enfrentamos uma crise energética, existem várias tecnologias em amadurecimento que começam a convergir, e em conjunto, permitir-nos-ão abordagens diferentes.

O ambiente à nossa volta produz energia renovável mais do que suficiente. O desafio, na realidade é o armazenamento e a entrega, aos sistemas consomem essa energia. A Amazon está a trabalhar nesta área – exemplo disso é o sistema de armazenamento de baterias de 150 MW –, que no estado do Arizona fornece energia limpa e fiável às instalações da Amazom nessa área. Mas a Amazon não é a única. Várias empresas, de todo o mundo, estão também a inovar rapidamente nesta área. A cloud permite a investigação científica de materiais para novas utilizações, tais como a integração do armazenamento de energia na estrutura dos objetos que pretendem alimentar. Imagine um navio onde as laterais são as baterias que o alimentam na sua viagem. Isto é apenas a ponta do iceberg. Estamos também a começar a assistir a avanços no armazenamento de longa duração, como sal derretido, blocos empilhados e células de combustível.

Outra área em destaque é a descentralização da energia. Com a incerteza em torno da disponibilidade de energia, algumas comunidades estão a virar-se para as micro redes. Fazendo o paralelismo, as micro rede são como hortas comunitárias (mas para a energia), onde os membros da comunidade as utilizam para se sustentarem, reduzindo a sua dependência das empresas energéticas tradicionais e das suas infraestruturas envelhecidas.

À medida que continuamos a ver os desafios energéticos amplificados por eventos geopolíticos e flutuações climáticas, as micro redes tornar-se-ão uma solução viável para muitas comunidades em todo o mundo, e as tecnologias da cloud vão desempenhar um papel na concretização deste objetivo. Os dados de painéis solares, parques eólicos, geotérmicos e hidroelétricos serão transmitidos, armazenados, monitorizados, enriquecidos, e analisados na cloud. A tecnologia de Machine Learning será utilizada para analisar todos os dados de energia, para prever picos de utilização e prevenir falhas, através da redistribuição de energia, por exemplo, em casa.

Em 2023 vão também surgir dispositivos de consumo inteligentes baseados na IoT, o que conduzirá à próxima vaga de inovações que vão surgir a partir das novas capacidades de observabilidade que estes dispositivos proporcionam, tanto para casas como para empresas. Imagine a poupança de energia que podemos obter através da adaptação de edifícios históricos com tecnologias de poupança de energia.

Nos próximos anos, vamos assistir a uma rápida convergência de todos os tipos de tecnologias energéticas inteligentes, uma vez que, finalmente, atingimos o limiar em que as nossas soluções tecnológicas podem enfrentar a crise. Embora isto possa não ter o impacto imediato que todos desejamos, estas tecnologias irão, fundamentalmente e para sempre, mudar a forma como criamos, armazenamos, e consumimos energia no futuro.

Mas o consumo de energia inteligente está longe de ser a única área impactada estas transformações que representam incríveis avanços tecnológicos. As redes de logística, o desporto, ou a produção de chips de hardware – tudo vai passar por esta avalanche de inovação na qual Werner Vogels reflete por completo no Tech predictions for 2023 and beyond.

  • Werner Vogels
  • CTO da Amazon.com

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uma nova era para a Energia Inteligente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião