Pedro Nuno pede que não se dispersem votos à esquerda, Mortágua critica “bala de prata”

  • Lusa
  • 9 Abril 2025

No debate entre o secretário-geral do PS e a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, os temas da habitação, defesa e imigração marcaram as principais diferenças entre os dois líderes.

O líder socialista apelou a que não se dispersem votos à esquerda porque só a vitória do PS permite uma alternativa à AD, tendo a coordenadora bloquista criticado que a “bala de prata” de Pedro Nuno Santos seja Luís Montenegro.

No debate entre o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, e a coordenadora do BE, Mariana Mortágua, – a estreia de ambos nos frente a frente para as legislativas – habitação, defesa e imigração marcaram as principais diferenças entre os dois líderes, que concordaram nas críticas aquilo que consideram ser a inação do Governo português perante as tarifas dos Estados Unidos.

Na reta final, o tema da governabilidade marcou duas visões distintas, com Pedro Nuno Santos a afirmar que “só haverá alternativa à AD se o PS vencer estas eleições”, recordando que em 2024 o Presidente da República convidou o partido mais votado a formar Governo.

Quero pedir ao povo português e aos eleitores que votam à esquerda para não dispersarem votos porque nós hoje podíamos ter um Governo do PS e não ter a AD a governar se não tivesse havido a dispersão de votos que tivemos há um ano”, apelou, recordando que o PS perdeu por cerca de 50 mil votos e o BE teve nessas eleições cerca de 280 mil votos.

Na resposta, Mariana Mortágua contrapôs esta ideia porque, segundo dia, o “primeiro lugar não determina nada”. “Aquilo que Pedro Nuno Santos está a dizer quando diz que quer ser o mais votado e que espera uma viabilização do PSD é que tem uma bala de prata e que a bala de prata de Pedro Nuno Santos é Luís Montenegro”, criticou.

Segundo a líder bloquista, o líder do PS está à espera que o primeiro-ministro, que todos os dias acusa de “não ser confiável”, lhe “dê a confiança para governar com base no seu apoio”. Sobre a disponibilidade do BE para um acordo pós-eleitoral, tal como em 2015, Mortágua respondeu que “há sempre”.

PS diz que não vai reverter isenção fiscal para jovens na compra de casa

Um dos temas em que as divergências entre antigos parceiros de geringonça foram mais evidentes foi na questão da habitação.

Pedro Nuno Santos criticou as medidas “aparentemente bondosas” do Governo, como a isenção do IMT e do imposto de selo para os jovens na compra de casa, por não terem sido acompanhadas pelo aumento do lado oferta e por isso terem feito acelerar os preços, reiterando que os socialistas não as querem reverter, mas sim garantir que aumenta a construção em Portugal.

Aproveitando para defender a medida do programa eleitoral para usar parte dos dividendos da Caixa Geral de Depósitos para financiar construção pelas autarquias, o líder do PS criticou a proposta do BE sobre o teto das rendas por poder “trazer problemas mais graves” e considerou que os bloquistas não têm uma solução para aumentar o parque habitacional.

Mariana Mortágua criticou que PS e PSD discutam inaugurações de casas quando o preço a habitação que as pessoas estão a pagar aumentou 9% em 2024, contrapondo que um dos problemas da construção é que o seu ritmo não é compatível com as necessidades que as pessoas têm hoje.

Insistindo que é preciso baixar as rendas, a líder do BE referiu que a proposta dos tetos às rendas resulta na Holanda, onde os socialistas a defenderam, enquanto Pedro Nuno Santos replicou que “noutros países não funcionou”.

Quanto à imigração, o líder do PS aproveitou para criticar executivo por ter feito “mais uma ação de propaganda despudorada” para “ataque ao Governo anterior do PS”, numa matéria onde considerou ser possível “construir-se consensos” entre PSD e PS, referindo que “muitas das linhas deste plano de ação são de continuidade com aquilo que o Governo anterior vinha fazendo”, defendendo que o país precisa de “uma imigração regulada”.

Já Mortágua afirmou que o BE não cede num “princípio básico” que é quem está em Portugal poder regularizar-se, acusando o PS de estar “a abdicar desse princípio em nome de um outro”.

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“Eletricidade gratuita” nas novas construções é requisito?

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  • 9 Abril 2025

A energia solar está a tornar-se essencial nas novas construções. Além de reduzir custos, promove sustentabilidade e pode aumentar o valor dos imóveis desde a fase do projeto.

Com a crescente exigência de soluções mais sustentáveis no setor da construção, a integração de sistemas fotovoltaicos em novas edificações está a tornar-se uma prática cada vez mais comum — e, em muitos casos, obrigatória. A energia solar, muitas vezes chamada de “eletricidade gratuita”, é um recurso com potencial para redefinir o modo como se consome e produz energia a partir de casas e edifícios.

A utilização de painéis solares, telhados solares (que integram as células fotovoltaicas diretamente na cobertura do edifício) e sistemas de armazenamento permitem não só uma maior eficiência energética, como também a possibilidade de reduzir significativamente a dependência da rede elétrica tradicional.

Para os consumidores, esta independência representa uma poupança real na fatura de eletricidade e proteção face à volatilidade dos preços da energia. Já para promotores e investidores, a incorporação desta solução pode representar um diferencial competitivo, com impacto direto na valorização do imóvel.

Além dos benefícios económicos, os ganhos ambientais são evidentes: menor pegada de carbono, utilização de uma fonte limpa e renovável e contribuição direta para os objetivos de neutralidade climática.

Neste cenário, empresas com experiência no setor energético desempenham um papel essencial. A Voltalia, especialista em energias renováveis, disponibiliza soluções chave na mão para novas construções, garantindo a instalação eficiente de sistemas fotovoltaicos — tanto em projetos residenciais como em empreendimentos de maior escala.

As suas soluções incluem desde o autoconsumo de energia com painéis solares, até carports solares para grandes espaços, maximizando o uso da energia limpa gerada. Além disso, a empresa também tem baterias de armazenamento para aumentar a independência energética, permitindo o uso da energia gerada mesmo após o pôr-do-sol.

Com presença em vários mercados e um histórico sólido em energia solar, a Voltalia posiciona-se como parceira estratégica na transição energética, ajudando promotores, construtores e consumidores a preparar-se para um futuro onde a eletricidade limpa e acessível é parte integrante da construção.

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Young Lions já tem vencedores. Conheça os representantes de Portugal na competição internacional

  • + M
  • 9 Abril 2025

Depois de no fim de semana responderem aos briefings das sete categorias a concurso, os finalistas defenderam as suas propostas perante os jurados. Em junho, vencedores representam o país em Cannes.

Está escolhida a comitiva que vai representar Portugal a competição internacional Young Lions, durante o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em junho.

Durante o último fim de semana, mais de 50 finalistas nas áreas de marketing, digital, relações públicas, imprensa/outdoor, design, filme e media responderam aos briefings lançados pela Bellissimo Cafés, Worten, Nuvem Vitória, Betclic, Jardim Zoológico, Turismo de Portugal e Nos.

Seguiu-se, na segunda e terça-feira, a apresentação das suas propostas ao painel de jurados, constituído por vários profissionais dos diferentes setores, que selecionaram as ideias que mais se destacaram em cada categoria.

Comum a três dos briefings apresentados foi a necessidade de apelar a uma nova geração de consumidores. Na categoria Digital, apresentando soluções para que a Worten seja mais “cool” aos olhos da Geração Z, Mariana Santos e Maria Vaz da Silva, da Havas, sagraram-se vencedoras.

Também a Nos, na categoria de Media, desafiou as equipas a criar um diálogo entre a WTF e a Geração Z, com Débora Jaime, da Arena, e João Santos, da Buzz Mosquito, a apresentarem a melhor resposta. Bruno Loureiro e Joana Luís, da Via Verde, destacaram-se na área do Marketing, ao desenvolver uma proposta que aproxime a Bellissimo de um target mais jovem, descreve a organização.

A convite da MOP, a União Zoófila optou por uma abordagem emocional, solicitando, em Design, uma sugestão de key visual para uma campanha de incentivo à adoção de animais, e em PR, a Nuvem Vitória, escolheu uma estratégia de promoção do 10º aniversário da associação. O “troféu” das duas categorias foi entregue a Michelle Silva, da Judas, e Carolina Gonçalves, da BAR Ogilvy, e Sofia Tavares de Carvalho e Matilde Ribeirinho, da Havas, respetivamente.

Mariana Laurência e Carlos Alberto, da ACNE, apresentaram a melhor proposta para alargar o dinamismo da campanha “Aposto que não és capaz”, da Betclic, em Imprensa/Outdoor. Por fim, o Turismo de Portugal desafiou as duplas da categoria de Filme a retratar o país como um destino de união e alegria, com a dupla Beatriz Roque e João Bronze, da BBDO TBWA a obter o primeiro lugar.

Duplas Vencedoras:

Media (Briefing: Nos)

  1. Débora Jaime (Arena) + João Santos (Buzz Mosquito)
  2. Margarida Brilhante + Bernardo Graça (Mindshare)
  3. Filipa Serra da Silva (Initiative) + Mariana de Oliveira Duque (Arena Media)

PR (Briefing: Nuvem Vitória)

  1. Sofia Tavares de Carvalho + Matilde Ribeirinho (Havas)
  2. Salomé Souto + Marisa Esteves (Nervo)
  3. Beatriz Raposo + Rita Paulo (LLYC)

Marketing (Briefing: Bellissimo)

  1. Bruno Loureiro + Joana Luís (Via Verde)
  2. Esmeralda Moreira (Lidl) + Luís Girão (Future School)
  3. Diogo Alves (ERA Portugal) + Rita Brígico (Simplefy)

Filme (Briefing: Turismo de Portugal)

  1. Beatriz Roque + João Bronze (BBDO TBWA)
  2. Catarina Araújo (Uzina) + Joana Antunes (Fuel)
  3. Francisco Urgueira + Duarte Cunha (NOSSA)

Imprensa/Outdoor (Briefing: Betclic)

  1. Mariana Laurência + Carlos Alberto (ACNE Lisboa)
  2. André Cabral (O Escritório) + Luís Ferreira Borges (Stream & Tough Guy)
  3. Manuel Stock + Vasco Ribeiro da Cunha (Dentsu Creative Portugal)

Digital (Briefing: Worten)

  1. Mariana Santos + Maria Vaz da Silva (Havas)
  2. Nuno Miguel Coelho (ACNE Lisboa) + Tomás Toste (Bar Ogilvy)
  3. Pedro Silva + Welzimar Silva (Fuel)

Design (Briefing: Jardim Zoológico)

  1. Michelle Silva (Judas) + Carolina Gonçalves (BAR Ogilvy)
  2. David Canaes (Fuel) + Francisco Roque do Vale (O Escritório)
  3. Pedro Rodrigues (McCann Lisboa) + Romeu Ribeiro (Judas)

 

“Esta edição dos Tangity Young Lions Portugal que agora termina foi a prova de que os jovens talentos têm plena consciência de que a vida dura muito pouco para deixar passar a oportunidade de evoluir a nível profissional e pessoal”, refere Ana Paula Costa, representante dos Lions Festivals em Portugal.

“A campanha de promoção dos Young Lions deste ano “A vida dura muito pouco” lembra-nos que o talento não pode esperar por reconhecimento póstumo. Os vencedores deste ano personificaram essa urgência criativa com as ótimas propostas que recebemos”, acrescenta Vasco Perestrelo, CEO da MOP.

“Levam consigo não apenas as suas ideias, mas a mensagem de que a criatividade portuguesa é audaz, imediata e pronta para deixar a sua marca. Estamos confiantes de que farão jus ao legado de sucesso que a Portugal tem tido na competição”, conclui.

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Seguro de responsabilidade é um escudo para as empresas

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  • 9 Abril 2025

Litígios não são exclusividade das grandes empresas, mas uma realidade para as PME. Rui Ferraz, da SABSEG Seguros, revela como qualquer negócio pode preparar-se para evitar prejuízos.

Proteger os ativos e a reputação do negócio é uma regra de ouro para qualquer empresário, em particular numa época em que o litígio custa milhões de euros todos os anos às organizações. No terceiro episódio do podcast Empresas Protegidas, uma iniciativa do ECO com apoio da SABSEG Seguros, o especialista Rui Ferraz explicou como podem os negócios proteger-se contra este risco. “As coisas vão acontecer. É uma questão de saber quando”, apontou o diretor de Oferta e Projetos Especiais da SABSEG Seguros.

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Ao contrário do que se possa pensar, o litígio pode surgir em várias frentes e não é um desafio exclusivo das grandes empresas ou marcas. “As pessoas têm tendência para achar que quando acontece, acontece às empresas grandes. Não é assim”, explicou. A exposição ao risco vai desde situações mais previsíveis, como acidentes em estabelecimentos comerciais, até questões técnicas, ambientais ou digitais.

Rui Ferraz, diretor de Oferta e Projetos Especiais da SABSEG Seguros, é o terceiro convidado do podcast Empresas Protegidas

Enquanto uma grande empresa tem, à partida, “grandes esquadrões de advogados” e “disponibilidade financeira” para fazer face a litigância, uma PME “muitas vezes tem dificuldade em recuperar”. A prevenção, sugere o especialista, começa com uma equipa especializada na área de atuação da empresa, assessoria jurídica e proteção seguradora.

O que aconselhamos sempre, na SABSEG, é que [os empresários] falem com alguém especializado nessa área. Há muita coisa a ter em conta”, assinalou. Desde logo, a atividade da empresa – se trabalha em B2B2C, se é um profissional liberal ou se a preocupação é o risco cibernético, por exemplo.

“Se for um importador de bens de fora da União Europeia, na prática é responsável por esse bem. Se esse bem não estiver em condições e isso causar um dano a um cliente, é responsável por ele”, exemplifica Rui Ferraz.

Em todos os casos, o perito salientou que o seguro atua como um instrumento de prevenção, proteção e, muitas vezes, como um ativo reputacional. “É uma mais-valia. É uma maneira de mostrar que se importam e é uma maneira de mostrar que efetivamente pensam no seu cliente”, afirmou.

Rui Ferraz deu exemplos de setores em que a responsabilidade profissional é crítica, como engenharia, arquitetura, contabilidade, consultoria ou saúde, e como é que o mercado segurador, e em particular as corretoras, pode ajudar. “Temos de começar por colocar questões aos clientes, depois é nossa função ir ao mercado, ver as soluções que existem e aconselhar”, detalhou.

A mensagem é clara: nenhuma empresa está imune aos riscos legais, independentemente da sua dimensão ou sector de atuação. Adotar uma postura preventiva e contar com assessoria de especialistas pode ser a chave para garantir a continuidade do negócio em cenários adversos.

Parte do nosso trabalho não é só pagar um sinistro, é também aconselhar melhorias. Fazemos esse aconselhamento de forma gratuita”, concluiu Rui Ferraz.

Assista à conversa completa aqui:

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Hoje nas notícias: tarifas, ‘cheques’ elétricos e impostos

  • ECO
  • 9 Abril 2025

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo está a preparar um plano de 2.000 milhões de euros que inclui o reforço de linhas de crédito à exportação e de seguros de crédito, bem como apoios à diversificação de mercados, competitividade e inovação, para mitigar o impacto das tarifas norte-americanas. Nas reuniões com o Executivo, as associações empresariais pediram prudência à Europa na resposta a Donald Trump. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

Governo prepara apoio de mais de 2.000 milhões para mitigar tarifas

Na sequência da entrada em vigor das tarifas norte-americanas esta quarta-feira, o Governo começou a reunir-se com as associações empresariais para abordar o possível impacto das taxas na economia nacional. Só na terça-feira, foram ouvidas 17 associações e confederações empresariais que enfatizaram a necessidade de “rapidez” na implementação de medidas de apoio. Do lado do Executivo, está a ser preparado um plano de mais de 2.000 milhões de euros que inclui o reforço de linhas de crédito à exportação e de seguros de crédito, bem como apoios à diversificação de mercados, competitividade e inovação.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Empresários pedem prudência à Europa na resposta às taxas de Trump

Responder “com contundência” aos EUA, mas com “juízo”. Esta foi a mensagem principal que os industriais portugueses levaram ao ministro da Economia sobre a resposta a dar às tarifas de Donald Trump. Argumentam que a União Europeia não deve ficar calada, mas também deve defender os interesses de consumidores e empresas europeias, até porque enquanto as taxas se agravam só do lado dos EUA, quem paga a fatura é a economia norte-americana.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Já esgotaram todos os ‘cheques’ para veículos elétricos

Os apoios para a aquisição de carros elétricos e bicicletas convencionais esgotaram em dois dias. Passada uma semana da abertura das candidaturas, já não há mesmo “cheques” disponíveis em nenhuma das categorias ao incentivo, ou seja, também para as bicicletas elétricas, bicicletas de carga, motas e dispositivos de mobilidade pessoal já há mais pedidos do que aqueles que foram disponibilizados pelo Executivo.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Finanças permitem doar IRS a fundação do Estado com Joe Berardo

A Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo (FAMC-CB) faz parte da lista de 5.273 entidades às quais pode ser doado 1% do IRS na declaração de rendimentos referentes a 2024. A extinção da instituição que juntou o Estado e Joe Berardo foi aprovada pelo anterior Governo e foi concluída no início do ano passado. A consignação do imposto, sem custos para o contribuinte, poderá ser feita até 30 de junho, quando termina a campanha deste ano.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Receita com impostos do tabaco sobe 50%

Nos primeiros dois meses do ano, o Estado arrecadou 240 milhões de euros de imposto sobre o tabaco, mais 50% (cerca de 80 milhões de euros) face aos 160 milhões de euros arrecadados no mesmo período de 2024. Esta subida parece estranha num contexto em que a receita total do ano passado até caiu 2,5% face a 2023, mas a principal explicação está no aumento da receita com o tabaco tradicional: o que foi introduzido no mercado só em janeiro quase triplicou o de 2024.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

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O dia em direto nos mercados e na economia – 9 de abril

  • ECO
  • 9 Abril 2025

Ao longo desta quarta-feira, 9 de abril, o ECO traz-lhe as principais notícias com impacto nos mercados e nas economias. Acompanhe aqui em direto.

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Justiça dos EUA reduz pressão sobre empresas de criptoativos

Departamento de Justiça dos EUA abandona processos contra empresas de criptoativos e dissolve equipa de fiscalização. Entre os mais beneficiados estão as exchanges como a Binance e a Coinbase.

O Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) anunciou uma nova política que limita significativamente os processos judiciais contra empresas de criptoativos. Num memorando assinado na segunda-feira pelo Procurador-Geral Adjunto Todd Blanche (que foi também advogado de Donald Trump) é refletida uma mudança estratégica alinhada com as prioridades da Administração de Donald Trump, que tem demonstrado um forte apoio ao crescimento do universo dos criptoativos.

A nova política põe fim à prática conhecida como “regulação por processos”, onde empresas de criptoativos eram frequentemente alvo de ações judiciais por violações regulatórias cometidas pelos seus utilizadores.

Segundo o memorando, “o Departamento de Justiça não é um regulador de ativos digitais” e, portanto, não deve impor estruturas regulatórias através do sistema penal. O documento sublinha ainda que a Administração anterior utilizou o DoJ para implementar uma estratégia “imprudente e mal concebida” neste setor.

A partir de agora, o foco do DoJ será redirecionado para investigações e processos criminais que envolvam crimes graves, como financiamento de terrorismo, tráfico de drogas e de seres humanos, bem como para fraudes financeiras que prejudicam diretamente os investidores. “As investigações do Departamento devem concentrar-se em indivíduos que vitimizam investidores ou utilizam ativos digitais para cometer crimes”, lê-se no diploma.

Uma das mudanças mais significativas é a decisão de não processar empresas como as bolsas (exchanges) de criptativos como a Binance e a Coinbase, os serviços de mixing e tumbling (operações que recorrem a fundos de diferentes utilizadores para esconder a origem e o destino das transações, garantindo maior anonimato e dificultando o rastreamento) e as carteiras offline pelo uso indevido das suas plataformas por terceiros. “O Departamento não irá avançar com ações contra as plataformas utilizadas por organizações criminosas para conduzir atividades ilegais”, esclarece Todd Blanche no memorando.

Sob a nova política, os procuradores não poderão, por exemplo, apresentar acusações baseadas em leis como o Bank Secrecy Act (leis de combate ao branqueamento de capitais nos EUA) ou o Securities Act (leis de combate a atividades fraudulentas nos mercados financeiros) sem provas claras de intenção criminosa.

Como parte desta reorientação, o DoJ anunciou a dissolução da sua equipa de fiscalização de criptoativos (NCET), criada durante a administração Joe Biden. Outros departamentos especializados também irão cessar atividades relacionadas com a aplicação da lei no setor cripto para se concentrarem noutras prioridades, como fraudes relacionadas com imigração e contratos públicos.

A decisão do Procurador-Geral reflete também a afinidade do presidente dos EUA com os criptoativos. Em março, Trump voltou a reiterar o seu compromisso em apoiar o crescimento da indústria cripto como parte da sua estratégia económica, salietando que “é uma oportunidade enorme para o crescimento económico e a inovação no nosso setor financeiro”. O memorando de Todd Blanche enfatiza esta política, sublinhando que esta nova política é necessária para garantir “um ambiente digital vibrante e inclusivo”.

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Cox pretende aumentar a liquidez das ações através de uma permuta de ações destinada aos acionistas minoritários da sua filial mexicana cotada na bolsa

  • Servimedia
  • 9 Abril 2025

O Conselho de Administração da Cox concordou em lançar um processo de troca de ações destinado a determinados acionistas específicos da Cox Energy, que continuará a ser cotada da mesma forma na BIVA.

Esta ação está em conformidade com as disposições da página 151 do prospeto de oferta de subscrição de ações da Sociedade registado junto da CNMV em 5 de novembro de 2024, tal como alterado pelo suplemento ao prospeto aprovado e apresentado à CNMV em 12 de novembro de 2024.

A fim de atender à permuta que a operação implica, o Conselho de Administração da Cox acordou que, na Assembleia Geral Ordinária de Acionistas a convocar brevemente, proporá a aprovação de um aumento de capital através da contribuição não monetária de ações da Cox Energy para a empresa-mãe, com uma relação de troca que consiste na entrega de uma ação da Cox ABG Group S.A. por cada cinco ações da Cox Energy, S.A.B. de C.V. que sejam contribuídas na permuta.

A Empresa salienta que a transação ainda está a ser analisada e não pode haver garantias de que será concluída ou de que os termos anunciados serão mantidos. Nesta fase, a Empresa não tenciona alargar a transação aos restantes acionistas da Cox Energy ou lançar uma oferta pública de aquisição, embora, se o fizesse, tratasse todos os acionistas da Cox Energy de forma igual.

A Cox Energy foi fundada em 2014 por Enrique Riquelme, especializada na geração de energia renovável, com foco principal na tecnologia solar fotovoltaica e começou a ser negociada na Bolsa de Valores Institucional Mexicana (BIVA) em 8 de julho de 2020, tornando-se a primeira empresa solar fotovoltaica a ser cotada numa bolsa de valores da América Latina. Posteriormente, em 3 de julho de 2023, a empresa começou a ser negociada na BME Growth de Espanha, alcançando assim uma dupla cotação em ambos os mercados.

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Unidade de Coloproctologia da Fundación Jiménez Díaz certificada como Avançada pela Associação Espanhola de Coloproctologia

  • Servimedia
  • 9 Abril 2025

Um reconhecimento que sublinha “o compromisso do centro com a qualidade assistencial, a excelência cirúrgica e a inovação tecnológica”.

A Unidade de Coloproctologia do Serviço de Cirurgia Geral e Digestiva do Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz foi certificada como Unidade Avançada pela Associação Espanhola de Coloproctologia (AECP).

A acreditação concedida pela AECP só é atribuída às unidades que “demonstram excelentes resultados clínicos e cirúrgicos, dispõem de equipamento avançado e protocolos atualizados, bem como de profissionais altamente qualificados na especialidade”.

Assim, segundo o Dr. Miguel León Arellano, especialista deste serviço, “esta certificação reflete o esforço conjunto de toda a equipa de Cirurgia Geral e Digestiva, bem como o apoio institucional que nos permite oferecer tratamentos de vanguarda aos nossos doentes”.

A Unidade de Coloproctologia é especializada no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o cólon, o reto e o ânus, incluindo patologias tumorais, doenças funcionais como hemorróidas e fístulas, e doenças do pavimento pélvico. “A deteção precoce e uma abordagem minimamente invasiva, principalmente através da cirurgia robótica, são uma parte fundamental da nossa abordagem”, afirmou.

Para além do trabalho da equipa médica, a AECP considerou particularmente positiva a disponibilidade de tecnologias avançadas na unidade, incluindo equipamento de última geração para ressonância magnética, colonoscopia, digitalização, imagiologia e endoscopia. Estas ferramentas permitem a realização de procedimentos com maior precisão, eficácia e segurança para o doente.

Este reconhecimento, cujo processo de certificação demorou pouco mais de dois anos, posiciona o Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz “como uma referência em coloproctologia a nível regional e nacional, garantindo uma assistência integral, inovadora e de máxima qualidade a todos os seus pacientes”.

O Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz, fundado há mais de 80 anos pelo Dr. Carlos Jiménez Díaz, mantém desde 1953 um acordo único com o sistema público de saúde, através do qual presta serviços de saúde pública à sociedade espanhola.

“Seguindo os compromissos do grupo a que pertence, Quirónsalud, os seus profissionais realizam trabalhos de saúde, ensino e investigação. Assim, a Fundación Jiménez Díaz tem acordos com a Universidade Autónoma de Madrid, entre outras, e tem a sua própria Escola de Enfermagem. Da mesma forma, o seu Instituto de Investigação em Saúde (IIS-FJD) foi criado em 2009 por acordo com a UAM e acreditado em 2010 e reacreditado em 2021 pelo Instituto de Saúde Carlos III por um período de cinco anos”, explicou.

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Fidelidade estuda vender solução interna de IA após receber “várias propostas de compra”

Programa de inteligência artificial (IA) que permitiu automatizar "uma parte extremamente expressiva" dos documentos submetidos à seguradora está a suscitar interesse no mercado.

O projeto GAMA da Fidelidade, que processa documentos com IA e está adaptado ao português europeu, já despertou interesse de outras empresas portuguesasHugo Amaral/ECO

A Fidelidade está a ponderar disponibilizar a terceiros uma solução de processamento de documentos com inteligência artificial (IA) que desenvolveu no ano passado para uso interno. A tecnologia chama-se GAMA e foi merecedora de várias distinções ligadas à inovação no ano passado.

“Recebemos várias propostas de compra do GAMA”, revelou Ricardo Gonçalves, diretor do Center for Artificial Intelligence & Analytics da seguradora, num evento promovido pela consultora CGI e moderado pelo ECO. Instado a facultar mais detalhes, o responsável admitiu que essa opção está a ser ponderada pela empresa de seguros, embora nenhuma decisão esteja tomada.

O GAMA (Generic Analytical Model Automation) foi desenvolvido internamente pelo polo de IA da Fidelidade, consistindo num programa capaz de “processar documentos de forma inteligente”, aplicando métodos de IA. Em dezembro, num comunicado, a Fidelidade disse que a ferramenta permitiu automatizar “uma parte extremamente expressiva dos processos documentais” submetidos pelos clientes.

No evento da CGI, que decorreu no dia 3 de abril em Lisboa, Ricardo Gonçalves exemplificou com as declarações amigáveis de acidente automóvel, que o programa é capaz de analisar, extraindo e processando a informação de forma automática. Ademais, quando surgem dúvidas na interpretação, o software solicita a intervenção de um colaborador humano, e aprende com o resultado, explicou o especialista.

“Não há muitas soluções eficazes para o nosso idioma”, lembrou o responsável de IA da Fidelidade, repetindo uma queixa transversal a muitas das empresas que tentam aplicar IA em português europeu. Essa é também uma das razões a suscitar o interesse do mercado na solução proprietária da Fidelidade, motivando Ricardo Gonçalves a apelar a uma maior colaboração das empresas portuguesas no campo da IA, em benefício de todos.

Apesar do potencial, também há desafios inusitados, como o facto de o programa ainda ter dificuldades no processamento de alguns documentos em papel que são tipicamente dobrados pelos segurados. É o que acontece frequentemente com as declarações amigáveis de acidente que a maioria dos condutores guarda no porta-luvas da viatura, e que submete à seguradora quando ocorre um sinistro, por vezes, através de fotografias captadas com o telemóvel.

“Achámos que a área seguradora tem grande vantagem em usar IA. Toda a nossa comunicação com clientes é hoje produzida por modelos de linguagem”, disse Ricardo Gonçalves, salientando que o GAMA já processa mais de metade das declarações sem intervenção humana e reduziu os tempos de resposta a sinistros.

O interesse de terceiros na solução de IA desenvolvida pela Fidelidade mostra como algumas empresas portuguesas estão a dar passos concretos na disponibilização deste tipo de tecnologia, vista pela Comissão Europeia como crucial para a competitividade económica. Mas é também um exemplo de como algumas apostas têm potencial para se tornarem negócios próprios.

Ao ECO, Ricardo Gonçalves detalha que, antes de uma eventual comercialização do GAMA, a Fidelidade dará prioridade às subsidiárias noutras geografias, incluindo uma na América Latina que já se mostrou interessada. “Estamos a fazer um estudo para perceber o que é que não temos e precisaríamos de ter para fazer isso”, afirma.

Em dezembro, a Fidelidade anunciou que o GAMA foi distinguido na 9.ª edição dos Portugal Digital Awards, da consultora IDC, nas categorias “Best Future of Work Project” e “Best Insurance Project”. O projeto também foi distinguido com o Prémio Nacional de Inovação 2024 na categoria de Transformação de Posto de Trabalho.

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Bright Pixel participa em ronda de 26 milhões da francesa de cibersegurança Sekoia

Startup francesa de cibersegurança quer reforçar capacidades de IA e automação para mitigar a escassez de talento em cibersegurança e impulsionar expansão internacional.

Equipa de liderança da Sekoia.

A Bright Pixel reforçou o investimento na startup francesa Sekoia, tendo coinvestido na ronda de 26 milhões da tecnológica de cibersegurança. Democratizar a deteção de ameaças com Inteligência Artificial (IA) e apoiar a expansão da tecnológica francesa para novos mercados estão entre os objetivos desta ronda de capital.

“Como parceiros da Sekoia.io desde 2023, tendo coliderado a ronda de investimento série A, estamos orgulhosos em participar neste novo investimento e em contribuir para o seu crescimento, procurando ajudá-los a escalar as suas soluções de cibersegurança e a expandir-se para novos mercados”, afirma Fernando Jorge Martins, diretor de cibersegurança na Bright Pixel, citado em comunicado.

A ronda Série B de 26 milhões de euros foi liderada pela Revaia, com a participação dos investidores UNEXO, Omnes Capital e Bpifrance, e eleva o financiamento total da startup francesa para 60 milhões de euros desde a sua fundação.

“Este financiamento permitirá que invistamos no desenvolvimento tecnológico da nossa plataforma — particularmente na IA baseada em agentes. De quatro milhões de ameaças reais sinalizadas pela plataforma em 2024, 25% foram detetadas automaticamente graças às nossas tecnologias exclusivas de IA e inteligência”, diz Freddy Milesi.

“Queremos acelerar este impulso enquanto expandimos as nossas atividades internacionais para além da Europa. A nossa ambição é clara: recrutar centenas de parceiros de serviço que são os motores do nosso crescimento internacional e impulsionar as suas ofertas de SOC’s geridos através da plataforma Sekoia.io”, refere o fundador e CEO da Sekoia.io, citado em comunicado.

Reforçar capacidades de IA e automação para mitigar a escassez de talento em cibersegurança, impulsionar a expansão internacional, e “consolidar parcerias estratégicas com Managed Security Service Providers (MSSP), com o objetivo de democratizar o acesso a soluções avançadas de cibersegurança para empresas de todas as dimensões”, estão entre os objetivos desta injeção de capital. Espera-se que o mercado de MSSP atinja 52,9 mil milhões de dólares até 2028, segundo dados partilhados pela Bright Pixel.

Com sede em quatro países europeus, a Sekoia.io conta com mais de uma centena de colaboradores e cerca de cinquenta parceiros MSSP.

EDF, Vinci, SNCF, Mirakl, Marlink e o Ministério das Forças Armadas francês estão entre os clientes.

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Passo recibos verdes. Tenho de entregar o anexo SS com o IRS?

Segurança Social alerta que alguns trabalhadores independentes têm de entregar anexo SS em conjunto com O Modelo 3 ao Fisco. Campanha arrancou a 1 de abril e estende-se até 30 de junho.

A campanha de IRS relativa aos rendimentos obtidos no último ano já arrancou e para alguns trabalhadores independentes não basta entregar o Modelo 3. Os que sejam economicamente dependentes têm também de apresentar o anexo SS, para “assegurar a sua proteção social em situação de cessação de atividade”, de acordo com a Segurança Social.

“O anexo SS visa identificar as entidades contratantes de cada trabalhador independente economicamente dependente e a respetiva obrigação contributiva. Essa identificação é fundamental para assegurar a proteção social do trabalhador em situação de cessação de atividade, pois só desta forma consegue beneficiar de proteção no desemprego através do pagamento do correspondente subsídio“, explica a Segurança Social, numa nota publicada no seu site.

Em concreto, têm de preencher este anexo os trabalhadores independentes que obtenham mais de 50% dos seus rendimentos de uma única entidade contratante, prestem serviços a pessoas coletivas ou singulares com atividade empresarial (desde que tal não seja feito a título particular), e estejam sujeitos ao cumprimento da obrigação contributiva com rendimento anual igual ou superior a 3.055,66 euros (seis vezes o valor do indexante dos apoios sociais).

Por outro lado, segundo a Segurança Social, excluídos desta obrigação ficam, nomeadamente, advogados e solicitadores, trabalhadores que acumulem funções como trabalhador por conta de outrem ou membro de órgãos estatutários com a atividade de trabalhador independente para a mesma entidade ou entidades do mesmo grupo empresarial, e os titulares de direitos sobre explorações agrícolas ou equiparadas (desde que os produtos sejam predominantemente para consumo próprio e os rendimentos da atividade não ultrapassem os 2.037 euros).

De fora ficam também os titulares de rendimentos da categoria B resultantes exclusivamente de contratos de arrendamento e de arrendamento urbano para alojamento local em moradia ou apartamento, os trabalhadores que exerçam em Portugal, com caráter temporário, atividade por conta própria e que provem o seu enquadramento em regime de proteção social obrigatório de outro país, bem como os proprietários de embarcações de pesca local e costeira, que integrem o rol de tripulação e que exerçam efetiva atividade profissional nestas embarcações.

Excluídos da obrigação de entregar o anexo SS estão ainda os apanhadores de espécies marinhas e os pescadores apeados, os titulares de rendimentos da categoria B resultantes exclusivamente da produção de eletricidade para autoconsumo ou através de unidades de pequena produção a partir de energias renováveis, os agricultores que recebam subsídios ou subvenções no âmbito da Política Agrícola Comum de montante anual inferior a 2.037,04 (e que não tenham quaisquer outros rendimentos suscetíveis de os enquadrar no regime dos trabalhadores independentes), e os cônjuges ou equiparados dos trabalhadores independentes.

À semelhança da Modelo 3, o anexo SS tem de ser preenchido pela via digital, no Portal das Finanças. Se indicar que obteve rendimentos da categoria B, o sistema vai apresentar, de forma automática, o anexo B e o anexo SS.

Há vários quadros a preencher nesse anexo, nomeadamente aquele em que esclarece se está abrangido pelo regime simplificado ou se tem contabilidade organizada, outro em que indica o seu número de contribuinte e o seu número de identificação da Segurança Social, e ainda outro onde se devem identificar que rendimentos foram obtidos em 2024 e qual a sua natureza. Se não preencher esse documento, arrisca uma coima, que pode chegar aos 250 euros.

A campanha de IRS arrancou a 1 de abril e estende-se até 30 de junho. A entrega tanto do Modelo 3, como do anexo em causa deve ser feita online (já não é possível entregar a declaração em papel). Uma parte muito significativa dos contribuintes tem à disposição o IRS automático, uma forma simplificada e mais rápida de apresentar a declaração.

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