Negócios +M

José Eduardo Moniz quer subsidiação na medição de audiências

Moniz também criticou a ERC, entidade que "atrofia" o trabalho dos media. No evento organizado pela APIT foram ainda defendidas alianças com as grandes plataformas.

Período de eleições é mais propício à desinformação

Na atual campanha eleitoral, a imigração e a circulação de sondagens falsas são os principais temas de desinformação, apontam também os académicos.

Papa Leão XIV pede libertação de jornalistas presos

O Papa afirmou querer "reiterar a solidariedade da Igreja para com os jornalistas presos por procurarem e reportarem a verdade". Leão XIV destacou ainda que o potencial da IA exige responsabilidade.

Agência PowLean! Digital Creative passa a Trema Creative

O rebranding, mais do que uma mudança de nome, "simboliza a maturidade e o reforço da visão estratégica da agência", que tem clientes como Oakberry, Indigo, Cerealis, Flexus, Zoo de Lagos, ou Satori.

Cinemas com mais de um milhão de espectadores em abril

Em matéria de receitas de bilheteira, em abril as idas ao cinema renderam 6,3 milhões de euros, num aumento de 62% em relação a abril de 2024.

ERC alerta para falsas sondagens nas redes sociais

"Estas situações têm alto potencial desinformativo e estão a ser alvo de abertura de processos de averiguação pelo regulador", adianta o regulador.

Não é para fechar mas “tem de se fazer algo” sobre a RTP3

O presidente da RTP defende a necessidade de o serviço público de media ter um canal de informação mas entende que é necessário "fazer algo" em relação à RTP3, que está atrás de todos os concorrentes.

ECO disponibiliza assinaturas digitais gratuitas para jovens

O ECO é uma dos meios de comunicação social que disponibiliza assinaturas digitais gratuitas para os jovens, e que inclui publicações como o Expresso, Observador ou Público,

“Uma marca portuguesa pode, e deve, fazer coisas diferentes”

Na semana em que lança a nova linha de comunicação, Andreia Vaz, diretora de marca, comunicação e customer experience da Worten, explica em entrevista os desafios e apostas da marca.

O caderno de encargos das televisões para o próximo Governo

Acabar com a publicidade na RTP, adotar ações em relação às big tech que "roubam" receitas publicitárias e conteúdos ou rever as leis da rádio e televisão são algumas das reivindicações.

Suspensão do Playce é “uma guerra a que assistimos com pena”

Líderes das donas da TVI e da SIC dizem "assistir com pena" à "guerra" entre a AdC e as operadoras de telecomunicações que levou à suspensão do Playce e afirmam querer "fazer parte da solução".

Interesse nos debates para as legislativas caiu face a 2024

Enquanto no ano passado houve quatro debates com uma audiência média superior a um milhão de telespetadores, em 2025 foram apenas dois os debates que ficaram acima dessa fasquia.

Agência espanhola theGarage chega a Portugal

A expansão para Portugal, com a abertura de uma sede em Lisboa, acontece no ano em que a agência espanhola celebra o seu décimo aniversário. Andreia Pereira lidera.

Netflix aposta em novo design e funcionalidades

Maior facilidade na pesquisa e recomendações em tempo real ou atalhos mais visíveis são algumas das alterações da "nova experiência" em televisão da Netflix.

Lei de serviços digitais leva Portugal a tribunal

O executivo comunitário intentou uma ação junto do Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) contra Portugal, República Checa, Espanha, Chipre e Polónia.

Comunicação do Governo sobre apagou aumentou desinformação

A informação divulgada pelo Governo criou um "vácuo informativo explorado por conteúdos virais" cujo impacto foi "ampliado por erros mediáticos", conclui o MediaLab e Comissão Nacional de Eleições.

59% dos marketeers prevê aumentar parcerias com influencers

O aumento da notoriedade da marca é o principal objetivo dos marketeers nas parcerias com influenciadores. A esmagadora maioria reconhece os melhores resultados obtidos com os seus conteúdos.

Adiada decisão sobre plano de insolvência da dona da Visão

Com o adiamento, os votos por escrito da Segurança Social e Autoridade Tributária, que são decisivos para o futuro da Trust in News, terão de ser entregues ao tribunal até dia 16 de maio.

Votação do plano de insolvência da TiN pode ser adiado

A Segurança Social, um dos principais credores, vai pedir o adiamento da votação do plano de insolvência da dona da Visão para poder avaliar a nova versão apresentada por Luís Delgado.

SIC recupera liderança das audiências em abril

A SIC fechou abril como a estação mais vista do país, com uma diferença de 0,8 pontos percentuais em relação à TVI. Nos canais de informação, a CNN segue à frente, agora por duas décimas.

RSF quer imposto sobre plataformas para financiar jornalismo

Perante o que diz ser o colapso da segurança económica dos media, a ONG Repórteres Sem Fronteiras pede às autoridades públicas e privadas que se "comprometam com um 'New Deal' para o jornalismo".

M Public Relations ganha comunicação do Lidl

A agência liderada por Daniel Vaz foi escolhida através de um concurso aberto pela insígnia. Vai trabalhar a comunicação institucional e public affairs.

Debate entre Montenegro e Pedro Nuno visto por 2,5 milhões

No acumulado deste ciclo de debates, Pedro Nuno Santos foi quem mais captou telespectadores, com o conjunto dos debates em que participou a registarem uma audiência superior a 7,6 milhões.

PSD atacou a liberdade de imprensa? A reação dos partidos

Hugo Carneiro sugeriu vigiar o telemóvel de deputados para descobrir quem partilhou informações com a imprensa. Partidos saíram em defesa da liberdade de imprensa e deixaram farpas a Luís Montenegro.

Apresentação do novo canal de notícias News Now da Medialivre - 03MAI24
Dona do Correio da Manhã avança com despedimento coletivo

O Sindicato dos Jornalistas denuncia, "com surpresa e choque", a intenção da Medialivre de proceder a um despedimento coletivo, focado nos fotojornalistas. Empresa confirma corte de 10 empregos.

Mondelēz torna-se patrocinadora da Liga Portugal

No âmbito deste patrocínio, o grupo vai promover ao longo da época "várias ativações de marca, experiências exclusivas e iniciativas que promovem o consumo responsável e consciente" dos seus produtos.