Negócios +M

Unilever, Dentsu Media e VML lideram investimento em julho

O Ediclube mantém-se como o maior anunciante no acumulado dos primeiros sete meses. OMD e VML lideram nas agências.

Canal MSNBC muda de nome para MS NOW após cisão com a NBC

A MSNBC foi lançada em 1996 pela Microsoft e NBC e permaneceu com o mesmo nome mesmo após a saída da Microsoft. Agora vai alterar o nome, com a transição para uma nova empresa.

Associação de Promoção da Madeira lança novo concurso

A Associação de Promoção da Madeira está "a preparar o lançamento de novo procedimento pré-contratual", após chumbo do Tribunal de Contas a contrato com a Nova Expressão.

Gigantes de media norte-americanos com lucros milionários

Em conjunto, a Thomson Reuters, a News Corp, a People Inc e o The New York Times arrecadaram cerca de cinco mil milhões de dólares em receitas e quase 1,2 mil milhões em lucros no último trimestre.

Tribunal de Contas anula contrato para promoção da Madeira

No entender do Tribunal, a discrepância entre o valor contratual anunciado e o valor real do contrato “configura uma violação grave dos preceitos legais” relacionados com a contratação pública.

Galp estreia-se como patrocinadora do Festival F 

A marca junta-se assim à Sagres, Bandida do Pomar, Lusíadas Saúde, Idealista, Matrizauto, Villa Alvor e Forum Algarve. Conta com uma campanha na app Mundo Galp e iniciativas como a Rua Galp.

Observador reconquista liderança de downloads de podcasts

Em termos de ouvintes é a SIC Notícias quem soma o maior alcance. O podcast “O Homem que Mordeu o Cão“ voltou a ultrapassar o “Extremamente Desagradável” e a Impresa mantém liderança entre publishers.

MNE recebe homólogo após expulsão de jornalistas

As delegações da agência Lusa, da RTP e da RDP foram expulsas da Guiné-Bissau, as suas emissões suspensas nesse mesmo dia e os representantes tinham indicação para deixar o país até terça-feira.

SIC e Opto fazem acordo com Disney+ para estreia de Vitória 

Os episódios com emissão diária na antena da SIC estarão também disponíveis antecipadamente no Disney+ e na Opto ao domingo, permitindo a sua visualização antes da transmissão em sinal aberto.

Global Notícias fecha 2024 com prejuízo de 26,4 milhões

Luís Figueiredo Trindade, CEO do grupo, explica os resultados com uma quebra de goodwill de perto de 30 milhões de euros.

Sindicato repudia expulsão de jornalistas da Guiné-Bissau

O Governo da Guiné-Bissau decidiu, sem avançar as razões, expulsar a Lusa, RTP e RDP do país, suspender as suas emissões e ordenar aos seus representantes que deixem o país até terça-feira. 

Rússia declara RSF “organização indesejável”

Desde a ofensiva contra a Ucrânia, as autoridades russas intensificaram fortemente a repressão contra vozes dissidentes. Os RSF denunciam regularmente estas violações da liberdade de expressão.

Um terço das empresas da UE anunciam online

Não chega a 25% a percentagem de empresas portuguesas que apostaram em publicidade paga online no ano passado. Atrás de Portugal ficaram apenas a Polónia e a Roménia.

Jornais perdem quase 50% das visitas com a Vista Geral de IA

A inteligência artificial está a reescrever as regras da visibilidade online, com quase metade dos utilizadores a deixar de clicar em notícias quando a Vista Geral de IA aparece nas suas pesquisas.

Sindicato dos Jornalistas critica “polígrafo governamental”

Sindicato considera que o ‘Polígrafo governamental’ "não só põe o Governo a usar dinheiros públicos para se substituir aos jornalistas, como pode suscitar questões éticas e deontológicas".

IA domina 10% dos canais do YouTube com maior crescimento

Apesar destes canais terem milhões de subscritores e de visualizações, "muitos destes vídeos qualificam-se como ‘lixo de IA’, referindo-se a conteúdo de baixa qualidade produzido em massa".

Campanha fraudulenta imita TikTok para roubar dados

Os golpistas criam perfis fraudulentos e fingem ser influenciadores ou participantes do programa de afiliados do TikTok Shop, para ganhar credibilidade e enganar os utilizadores.

Uso de YouTube em connected TV cresce 83%

Paralelamente, tem também aumentado o consumo de conteúdo longo na plataforma de vídeo. Nos EUA, e em relação ao total de consumo, aumentou de 65%, em 2023, para 73% em 2024.

AdC vai analisar proposta da centralização dos direitos

A AdC diz que quer contribuir para um "bom desenho" do modelo final da centralização dos direitos, numa "perspetiva de promoção da concorrência nos diversos mercados, ao longo da cadeia de valor".

UAU compra Cine-Teatro Vale Formoso e investe sete milhões

O Cine-Teatro vai ainda passar por um rebranding para posicionar o seu espaço "no setor cultural e junto de parceiros que procurem reforçar o apoio à cultura e que apostem na valorização património".

NE e Nossa ganham comunicação da APA por 4,3 milhões

Com uma proposta de 4,3 milhões de euros, a agência liderada por Filipe Teotónio Pereira concorreu em conjunto com a agência fundada por Duarte Durão e Nuno Presa Cardoso. Estiveram 15 a concurso.

Sporting e Betano renovam por mais quatro épocas

O acordo abrange as equipas A e B, com a Betano a manter a presença na frente das camisolas oficiais de ambas as formações. O novo contrato inclui ainda diversas ativações.

Paramount e Skydance concluem processo de fusão

A nova empresa será estruturada em três segmentos de negócios – estúdios, venda direta ao consumidor e media televisivo. Negócio envolveu a transferência de 8,4 mil milhões de dólares.

YouTube combate desinformação de forma incoerente na Europa

O YouTube “parece aplicar os seus painéis informativos de forma desigual” na UE, sendo o inglês o único idioma capaz de ativar todos os mecanismos de luta contra a desinformação.

Grupo de jornalistas da Visão pondera criar associação

A revista Visão chegou novamente às bancas esta quinta-feira. Grupo de jornalistas do título da Trust in News pondera criar uma associação ou cooperativa, estando já a "fazer contactos".

Portugueses rompem com marcas que praticam greenwashing

Ao perceberem que uma empresa pratica greenwashing, mentindo sobre as suas práticas sustentáveis, os portugueses deixam de comprar os produtos dessa marca e procuram alternativas mais éticas.