Búlgara Kristalina Georgieva entra na corrida a secretária-geral da ONU
A decisão de avançar foi tomada depois de a anterior candidata ter caído nas preferências da última votação secreta.
A Bulgária mudou a sua candidata ao cargo de secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), substituindo Irina Bokova por Kristalina Georgieva, anunciou o primeiro-ministro do país, citado pela AFP. A decisão foi tomada depois de Bokova ter caído nas preferências na última votação secreta, que deu a quinta vitória consecutiva a António Guterres, refere a Reuters.
“Consideramos que esta será uma nomeação mais bem sucedida”, adiantou Boiko Borisov, primeiro-ministro búlgaro, que acredita que Kristalina Georgieva aumenta as hipóteses da Bulgária de assumir a liderança da ONU.
Georgieva é vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pelo orçamento da zona euro. Apoiada pela chanceler alemã, Angela Merkel, é considerada a mais difícil adversária do ex-primeiro-ministro português António Guterres na corrida à liderança das Nações Unidas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Búlgara Kristalina Georgieva entra na corrida a secretária-geral da ONU
{{ noCommentsLabel }}