Portugal é o país da UE que depende mais do mar para comércio
O mar é essencial para o comércio extra-UE que Portugal faz, se estivermos a contabilizar o valor dos bens transacionados. Os números foram divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat.
Mais de metade do valor do comércio da União Europeia (UE) com o resto do mundo é feito pelo mar. Portugal é o país que mais contribui para essa dependência dos portos marítimos. É que de todos os países da UE, Portugal é o que maior percentagem de comércio extra-UE, em termos do valor de bens, é transacionado pelo mar: 81% no total, incluindo exportações e importações. Os números foram divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat para celebrar o Dia Marítimo Mundial que acontece esta quinta-feira, dia 29 de setembro.
O número no total dos países da União Europeia é menor: representa 51%, ou seja, 1,77 mil milhões de euros em transportes marítimo. Esta tendência de dependência do mar é crescente desde 2006 onde o valor era de 47%. Portugal é o primeiro da lista à frente do Chipre (80%), Grécia (77%), Espanha (74%) ou Malta (67%).
Além disso, fazemos transações mais valiosas nas importações do que nas exportações. Do valor total do comércio português extra-UE, 83% das importações chega via marítima e um pouco menos, 79%, das exportações vão mar fora até ao país de destino.
Em 2014, os portos marítimos de Roterdão, Antuérpia e Hamburgo – todos situados na costa do mar do Norte, inserido no Oceano Atlântico – eram os três maiores da UE em termos do peso dos bens transacionados.
Editado por Mónica Silvares
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal é o país da UE que depende mais do mar para comércio
{{ noCommentsLabel }}