Taxa de desemprego aumenta na Alemanha
Ao contrário do que os economistas previam, a taxa de desemprego na Alemanha registou um ligeiro aumento no nono mês do ano.
A taxa de desemprego da maior economia europeia está a subir. Aumentou em setembro, evolução que acabou por contrariar as expetativas dos economistas. Continua, no entanto, perto de mínimo histórico.
O número total de desempregados, ajustado sazonalmente, aumentou de um milhão para 2,68 milhões, revela a Agência Federal do Trabalho, citada pela Bloomberg. Estes números surpreenderam os economistas que apontavam para uma cinco mil desempregados.
É a primeira vez no espaço de um ano que a taxa de desemprego aumenta, embora se mantenha nos 6,1%, o valor mais baixo desde a reunificação alemã, em 1990.
Este aumento é sinal da preocupação manifestada entre as empresas com o abrandamento económico que se tem feito sentir, mas também devido às consequências da decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia.
Este aumento da taxa de desemprego é evidência de que a maior economia europeia pode estar a perder o seu ímpeto, acrescenta a Bloomberg. O Bundesbank diminuiu as suas perspetivas de crescimento, dizendo que esperava que este desacelerasse no terceiro trimestre. O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, alertou o país para que usasse a sua “margem orçamental” para estimular a economia.
Editado por Paulo Moutinho
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Taxa de desemprego aumenta na Alemanha
{{ noCommentsLabel }}