Apple domina mercado dos smartphones

  • Juliana Nogueira Santos
  • 7 Novembro 2016

A fabricante do iPhone não é a que mais smartphones vende, mas é a que obtém maiores resultados com este negócio. Porquê?

A Apple não é a fabricante que vende mais smartphones, mas é a que consegue obter mais lucros neste mercado. Sozinha, arrecadou mais de 100% dos resultados operacionais do segmento. Como é possível? Quase todas as concorrentes perderam dinheiro durante o terceiro trimestre.

Embora tenha ficado aquém dos resultados esperados pelos analistas para o terceiro trimestre do ano, a Apple está a arrasar no negócio dos smartphones. Obteve 103,6% dos resultados operacionais. A Samsung foi a única concorrente a conseguir um resultado positivo, com 0,9% dos resultados de todo o segmento, diz a BMO Capital Markets. Isto só é possível porque as restantes, incluindo a LG e a HTC, tiveram perdas avultadas.

A dimensão do valor torna-se ainda mais impressionante quando se analisam as quotas de mercado: 13,2% dos aparelhos vendidos no terceiro trimestre foram da Apple, mas foi a Samsung que vendeu mais, com uma quota de 21,7%. Em terceiro lugar ficou a Huawei com 9,7%.

O caso dos S7 Note incendiários foi decisivo para estes resultados da Apple, que obteve 60% das receitas do trimestre através da venda de iPhones. A LG declarou perdas na ordem dos 381 milhões de dólares à custa da decrescente popularidade do seu G5, enquanto as receitas da tailandesa HTC desceram 44% em relação ao mesmo período do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apple domina mercado dos smartphones

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião