Wattway, uma estrada feita de painéis solares

A Colas é uma empresa francesa que quer revestir as estradas de painéis solares e injetar a energia diretamente na rede elétrica. A tecnologia "Wattway" pode chegar já em 2018.

Nos telhados e, em breve, na via pública. Uma empresa francesa quer substituir o asfalto por vidro, cobrindo as estradas de painéis solares fotovoltaicos. Quase cinco anos de desenvolvimento no projeto “Wattway” resultaram numa nova superfície resistente, capaz de aguentar enormes quantidades de peso, indica a agência Bloomberg.

A empresa, Colas SA, é uma subsidiária do grupo Bouygues e vai avançar com a instalação da infraestrutura em 100 pontos de teste. Em Tourouvre (França), isso já começou a ser feito ao longo de um quilómetro de extensão. No total são 2.800 metros quadrados de painéis solares que, no pico máximo, deverão produzir eletricidade suficiente para alimentar a iluminação pública de uma pequena cidade por um ano, garante a companhia.

A ideia é que, numa instalação normal, a energia gerada pelos painéis seja diretamente injetada na rede elétrica e a empresa prevê comercializar a tecnologia já em 2018. O equipamento não é mais do que painéis fotovoltaicos revestidos por múltiplas camadas de plástico (para aumentar a resistência), sobrepostos por uma camada de vidro martelado antiderrapante.

“Quisemos encontrar uma segunda vida para as estradas. As instalações de painéis solares ocupam terreno que, de outra forma, poderia ser usado para a agricultura”, disse à Bloomberg Philippe Harelle, executivo da firma responsável pela tecnologia. “Enquanto isso, as estradas estão livres”, frisou.

Para já, o principal desafio é mesmo o custo dos materiais. Cada metro quadrado de painel solar deverá custar entre 2.000 e 2.500 euros, mas a empresa espera tornar o preço mais competitivo até ao final da década. O custo deste tipo de tecnologias tem vindo a decrescer ao longo do tempo e a aposta nesta solução é cada vez mais valorizada por particulares e empresas.

O facto de a energia solar ser amiga do ambiente também já atraiu empresas como a Tesla Motors, que revestiu de unidades fotovoltaicos a mega fábrica que construiu no Nevada — algo que também poderá fazer na fábrica gigante que deverá construir na Europa nos próximos anos, e onde Portugal é um destino em cima da mesa. Além disso, a empresa liderada por Elon Musk revelou recentemente um novo tipo de telha que também gera energia a partir da luz do sol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wattway, uma estrada feita de painéis solares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião