Uphill vence prémio do jovem empreendedor da ANJE
A startup vencedora do 18º prémio do jovem empreendedor tem como proposta de negócio a certificação e performance dos profissionais de saúde nos hospitais. Empresa vai receber 20 mil euros.
A startup Uphill, responsável por um inovador ecossistema de software dirigido a profissionais de saúde foi a grande vencedora do 18º prémio do jovem empreendedor powered by Caixa Capital. A distinção anual é atribuída pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) com o apoio do IEFP e da Caixa Capital.
O galardão Uphill foi atribuído na noite de sábado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa numa gala que decorreu no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto. Concorreram a esta edição 164 ideias de negócio.
A startup vencedora vai receber o prémio de 20 mil euros e um financiamento de 50 mil euros concedido pela Caixa Capital.
Quem é a Uphill?
A Uphill, spin- off da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior foi criada na Covilhã por Luís Patrão (ceo da empresa), Duarte Sequeira e Eduardo Freire Rodrigues, desenvolveu um ecossistema de quatro soluções SaaS para evitar erros clínicos no hospitais. O sistema utilizado permite aos hospitais analisar a performance médica, aumentar o grau de eficiência terapêutica e melhorar os resultados clínicos.
O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que o empreendedorismo jovem é uma “realidade imparável” que “aguentou o país durante a crise”, defendendo que a sua pedagogia deve começar mais cedo nas escolas.
“Essa realidade aguentou o país durante a crise, está a vir à superfície à saída da crise e tem de acelerar nos próximos anos e vai acelerar, isto vai acontecer, não é isto tem de acontecer, isto vai inevitavelmente acontecer porque já é imparável”, disse Marcelo.
"Essa realidade [empreendedorismo jovem] aguentou o país durante a crise, está a vir à superfície à saída da crise e tem de acelerar nos próximos anos e vai acelerar, isto vai acontecer, não é isto tem de acontecer, isto vai inevitavelmente acontecer porque já é imparável”
Acreditar que Portugal tem futuro é estar a dizer uma evidência e não “querer puxar para cima” o estado de espírito ou a alma dos portugueses, é verificar que isso já aconteceu”, frisou.
“Já por todo o país há mais e mais portugueses a acreditarem em Portugal e, sobretudo, num Portugal melhor. Hoje somos diferentes”, acrescentou.
João Rafael Koehler, presidente da Anje adianta que “a Uphill tem a características essenciais dos negócios da nova economia: conhecimento especializado, ligação à academia, inovação, tecnologia, capital humano, escalabilidade e potencial de internacionalização”.
O prémio do jovem empreendedor foi criado em 1998 pela Academia dos Empreendedoras da Anje, tendo como objetivo distinguir, valorizar e financiar ideias/protótipos de negócio e empresas em fases iniciais de desenvolvimento. Na primeira edição o prémio jovem empreendedor premiou a Critical Software, tendo nos anos seguintes premiado empresas como a Central Casa, Crioestaminal, a Biosurfit, entre outras.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Uphill vence prémio do jovem empreendedor da ANJE
{{ noCommentsLabel }}