Domingos Pereira baralha geringonça de Costa
O deputado vai demitir-se do Partido Socialista. Mantém-se no Parlamento, mas como independente. Em caso de abstenção do PCP, o Governo fica sem maioria para aprovar leis.
António Costa pode vir a ter mais uma dor de cabeça. É que Domingos Pereira, socialista eleito pelo círculo eleitoral de Braga, vai abandonar o partido. Vai entregar o cartão de militante do PS, mas fica no Parlamento. Dessa forma, complica as contas da geringonça na aprovação de legislação sempre que o PCP tenha uma posição diferente.
De acordo com a SIC, Domingos Pereira vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Na base desta decisão está, avança a estação de Carnaxide, está o facto de o deputado se ter desentendido com a direção nacional do partido que não apoiou a sua candidatura à Câmara Municipal de Barcelos.
A saída é relevante porque vem pôr em causa a força da geringonça no Parlamento. Até agora, numa situação em que o PCP votasse contra ou se abstivesse, o Governo conseguia fazer passar as suas propostas com uma maioria por um voto, contando para tal com o apoio do Bloco de Esquerda, Os Verdes e o deputado do PAN. Vencia por 108 contra 107 deputados.
Ao abandonar o PS, mantendo-se como independente na Assembleia da República, Domingos Pereira deixa de estar obrigado à disciplina partidária. Assim, com uma abstenção do PCP, por exemplo, o Governo corre o risco de ficar dependente da posição do deputado para conseguir aprovar as medidas pretendidas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Domingos Pereira baralha geringonça de Costa
{{ noCommentsLabel }}