Lisboa cede pela quinta sessão em dia de Draghi

Dia começou sem grandes oscilações de relevo nas bolsas europeias. Em Lisboa, a tendência é de baixa nos primeiros minutos. Tudo à espera da reunião do Banco Central Europeu ao início da tarde.

Lisboa apresenta-se novamente em baixa pela quinta sessão consecutiva, pressionada sobretudo pelas ações da Galp e da Jerónimo Martins, num dia em que os investidores na Europa vão centrar atenções na reunião do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE).

O PSI-20, o principal índice português, perde 0,21% para 4.620,31 pontos, naquela que é a quinta sessão de quedas consecutiva, igualando o ciclo mais longo de quedas desde janeiro. São oito as cotadas que seguem abaixo da linha de água no arranque da sessão lisboeta, com nota para as baixas da Galp (-0,83%) e Jerónimo Martins (-1,04%).

Em destaque durante a sessão vão estar ainda os CTT. As ações avançavam ligeiros 0,11% para os cinco euros. A cotada liderada por Francisco Lacerda apresenta esta quinta-feira contas ao mercado. Os analistas sondados pela Bloomberg apontam para lucros na ordem dos 68 milhões de euros em 2016, uma queda de 5% face ao ano de 2015. Segundo os analistas do CaixaBI, os resultados que os CTT têm para apresentar devem ser “negativos, embora o mercado já tenha antecipado esta realidade após o profit warning que os CTT apresentaram em janeiro”.

Também as ações da Sonae valorizavam 0,97% depois do anúncio de fusão da sua SportZone com duas retalhistas inglesas que vai criar o segundo maior player da Península Ibérica.

Para os analistas do Haitong, o acordo é “muito positivo” para a Sonae. Além de potenciar os lucros da retalhista, a Sonae troca um negócio com uma avaliação negativa por 30% numa operação que poderá valer 450 milhões de euros”, mostrando que a administração da cotada portuguesa está “disposta a adotar ações mais decisivas para dar a volta aos resultados do negócio não-alimentar”.

Sonae avança com fusão da SportZone

Isto acontece num dia de particular interesse para os investidores europeus do ponto de vista da política monetária do BCE. Há reunião do Conselho de Governadores para decidir a evolução da taxa de juros — uma decisão que será revelada ao início da tarde e que não deverá trazer novidades –, seguindo-se uma conferência de Mario Draghi com os jornalistas.

“Fim dos estímulos?”, questionam os analistas do Commerzbank numa nota enviada aos seus clientes. “O entusiasmo está garantido na reunião de hoje do BCE com o mercado a especular sobre uma subida antecipada dos juros”, referiram.

Neste cenário, o índice de Madrid, o IBEX-35, era dos poucos que valorizava esta manhã, avançando 0,2%. Mas as perdas nas restantes principais praças europeias não eram muito intensas, com o DAX-30 alemão a ceder 0,18% e o CAC-40 francês a cair 0,26%.

(Notícia atualizada às 8h31)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa cede pela quinta sessão em dia de Draghi

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião