Comprar casa? Não se tiver menos de 30 anos

  • ECO
  • 21 Março 2017

Tem até 30 anos e ainda não tem um crédito para comprar casa? É mais normal do que pensa, ainda que contraste com a geração dos pais. Essa é a conclusão de um estudo português.

Nem numa altura em que os juros do crédito da habitação estão em mínimos, são cada vez menos os jovens que planeiam comprar casa. Uma investigação publicada num livro apresentado esta terça-feira no Porto, segundo o Jornal de Notícias, revela que os jovens portugueses já não pedem créditos para adquirir casa. Porquê? Em causa está a “realidade laboral que os mais jovens enfrentam, que não favorece a compra de habitação própria”, explica o professor da Universidade do Minho, Fernando Alexandre, responsável pela investigação.

Nem o contexto de juros mínimos históricos atrai os jovens portugueses até aos 30 anos a planearem ter casa. A mudança de geração trouxe também uma crise financeira em que os atuais jovens cresceram. Condicionados por isso mas também pela insegurança laboral, os jovens preferem não arriscar em contrair um empréstimo, algo mais comum na geração dos pais.

Segundo a investigação, que é citada pelo Jornal de Notícias, os jovens preferem investir as suas poupanças em ativos financeiros. Em causa está o facto de encararem “a residência fixa de forma diferente”. Para os jovens o mercado de trabalho “é muito mais amplo do ponto de vista da geografia”, uma perceção diferente daqueles que os seus pais tinham. As conclusões estão num livro sobre financiamento da economia da responsabilidade de Fernando Alexandre.

Uma das principais conclusões é que os jovens portugueses entre os 25 e os 30 anos não vão estar, no futuro, endividados com créditos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comprar casa? Não se tiver menos de 30 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião