Isabel dos Santos: “Há preconceito sobre as minhas origens”

  • Juliana Nogueira Santos
  • 4 Abril 2017

Em declarações à BBC News, a empresária e filha mais velha de José Eduardo dos Santos garantiu que as suas origens lhe trazem privilégios e, principalmente, preconceitos.

A empresária Isabel dos Santos garante que ser quem é traz “preconceitos e benefícios”. Em entrevista à BBC News, aquando da deslocação a Londres para discursar na LSE Africa Summit, a gestora abordou vários aspetos da sua vida profissional e pessoal, incluindo o que significa ser “a filha do presidente”.

Sou privilegiada no sentido em que tive uma boa educação, sou privilegiada no sentido em que pude ver o mundo, sou uma pessoa muito exposta que consegue interagir com pessoas de todos os espetros de vida. E penso que é só isso. Depois misturar isso com o preconceito e o sentimento de que essas vantagens foram injustas ou obtidas através de favores ou favoritismo”, desenvolveu Isabel dos Santos.

Aproveitando o caso de Ivanka e Donald Trump, a empresária fez questão de afirmar que o estatuto de filha do presidente é “um mito”: “És a filha dos teus pais, tens um pai e uma mãe. E a relação com eles envolve emoções e família. O trabalho dos teus pais, quer sejam presidentes ou CEO, é algo que entra na vida profissional e esses são dois aspetos bastante diferentes.”

Com uma fortuna avaliada em 3,1 mil milhões pela Forbes, Isabel dos Santos garantiu que o facto de ter sido apontada para a direção da Sonangol foi motivado pelo seu passado no setor empresarial: “Tenho um registo de construção de negócios e de entender como levar um negócio para a frente.” E essas capacidades foram decisivas para uma empresa estatal que, segundo a própria, “estava numa situação particularmente difícil.”

A questão da discriminação de géneros também foi abordada pela empresária, que confirmou que “ser mulher, ser jovem e ser negra” é um desafio com o qual tem de lidar todos os dias e que deve merecer a atenção dos empregadores.

E acabou por deixar um recado para todas as raparigas “Encorajo as raparigas a lutarem, a terem uma educação, têm de ser ambiciosas e também ter confiança”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isabel dos Santos: “Há preconceito sobre as minhas origens”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião