REN: “Inquérito abrange o período entre 2004 e 2014”

Gestora da rede elétrica diz que não foi constituída arguida no caso dos CMEC, adiantando que o inquérito aberto pelo Ministério Público diz respeito ao período entre 2004 e 2014.

A REN informa que não foi constituída arguida no âmbito das buscas realizadas esta sexta-feira pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária à sede da empresa. Em comunicado, a gestora da rede elétrica adianta que o inquérito aberto diz respeito ao período entre 2004 e 2014.

“A REN vem informar o mercado e o público em geral que, durante o dia de hoje, a Polícia Judiciária realizou buscas na sede da sua subsidiária e que, pela informação disponível, o inquérito que subjaz às buscas abrange o período entre 2004 e 2014 e estará relacionado com a introdução no sistema português dos designados Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC)”, disse a cotada liderada por Rodrigo Costa.

Indicou ainda que “a REN não foi constituída arguida”, tendo colaborado ativamente com as autoridades.

O Ministério Público e a Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária realizaram esta sexta-feira buscas nas sedes da EDP e da REN, em Lisboa. Também o escritório da consultora Boston Consulting Group (BCG) foi alvo de investigações por parte das autoridades. Nestas operações foi recolhida vasta documentação e informação digital.

Além dos líderes da EDP e EDP Renováveis, António Mexia e João Manso Neto, também os gestores da REN João Conceição e Pedro Furtado foram constituídos arguidos, na sequência das buscas levadas a cabo na manhã desta sexta-feira pelo Ministério Público e Polícia Judiciária.

Em causa estão suspeitas de corrupção ativa e passiva e participação económica em negócio, no âmbito da introdução de compensações financeiras no setor elétrico nacional, informou a Procuradoria-Geral da República no seu site, confirmando a existência de “um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) ” e que “estão em curso três buscas não domiciliárias” naquelas três empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

REN: “Inquérito abrange o período entre 2004 e 2014”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião