Centeno: “Portugal efetuou um movimento de viragem impressionante”

A Fitch reviu em alta o outlook da dívida portuguesa e deixa o país perto de sair do "Lixo". Ministério das Finanças diz que resultado é consequência de um "rigoroso controlo da despesa".

“Portugal efetuou um movimento de viragem impressionante alicerçado no crescimento equilibrado e inclusivo”, diz o ministro das Finanças, Mário Centeno, em reação à melhoria da perspetiva da Fitch em relação à dívida pública de Portugal. “Após a deliberação do Conselho da União Europeia, a decisão da Fitch surge em linha com a acumulação de indicadores que atestam a trajetória de melhoria substancial da economia portuguesa”, acrescenta o ministro num comunicado.

Numa nota à comunicação social, remetida pelo Ministério das Finanças, lê-se que a atualização do rating da dívida pública portuguesa para a categoria mais baixa no patamar de investimento “deverá ocorrer mais rápido do que o anteriormente esperado pela maioria dos agentes de mercado”. Isto acontece no mesmo dia em que foi oficializada a saída de Portugal do Procedimento por Défices Excessivos (PDE), após a recomendação da Comissão Europeia nesse sentido.

“A eficácia do esforço orçamental, reconhecida pela Fitch, assenta num controlo rigoroso da despesa, num novo impulso do crescimento, baseado na performance das exportações e do investimento empresarial, bem como no dinamismo do mercado de trabalho”, indica a mesma nota. “Estes são pilares fundamentais de uma estratégia de crescimento inclusivo, garante de uma ampla base de apoio social ao programa de reformas em curso”, conclui o Ministério.

No final desta sexta-feira, a Fitch alterou o outlook do país de “Estável” para “Positivo”, o primeiro passo para a retirada da dívida pública portuguesa do nível especulativo. Isso poderá acontecer em dezembro, quando a Fitch fizer a próxima reavaliação da notação atribuída ao país. Recorde-se que, atualmente, só a agência canadiana DBRS coloca o país na categoria de investimento, premissa necessária para o país poder aceder ao programa de estímulos monetários do Banco Central Europeu (BCE).

(Notícia atualizada às 21h44 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno: “Portugal efetuou um movimento de viragem impressionante”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião