Michel Temer formalmente acusado de corrupção passiva

  • Lusa e ECO
  • 27 Junho 2017

A denúncia partiu do procurador-geral da República do Brasil que acusa Temer e um ex-assessor de receberem 500 mil reais de uma empresa em troca da resolução de um conflito de interesses.

O Procurador-Geral da República do Brasil, Rodrigo Janot, apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva. Segundo a denúncia tornada pública pelo Folha de São Paulo, o presidente terá recebido 500 mil reais da empresa alimentar JBS, com promessa de mais 38 milhões em troca de posteriores vantagens.

Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor de Temer, terá sido o intermediário desta operação. Rocha Loures está preso desde dia 3 de junho. Em troca do suborno, o ex-assessor ajudaria a resolver um conflito de interesses da empresa.

Do processo de denuncia fazem também parte gravações de conversas mantidas entre os três envolvidos, ou seja, Michel Temer, Rodrigo Rocha Loures e Joesley Mendonça Batista, responsável pela JBS. A Procuradoria-Geral da República brasileira pede que Temer seja condenado a pagar 10 milhões de reais e que seja destituído do seu cargo, enquanto Rocha Loures seja condenado a pagar 2 milhões.

Com a formalização da acusação Michel Temer tornou-se o primeiro Presidente brasileiro no cargo a ser denunciado por um crime comum. O processo, porém, só será instaurado se dois terços da Câmara dos Deputados (câmara baixa parlamentar), ou seja, 342 dos 513 parlamentares desta casa, aceitarem a abertura do processo e a maioria dos onze juízes do Supremo Tribunal Federal votarem favoravelmente à denúncia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Michel Temer formalmente acusado de corrupção passiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião