Facebook separa posts de amigos e páginas em dois feeds

O Facebook separou as publicações de páginas dos conteúdos partilhados dos amigos. A alteração está ativa em seis países e está a deixar os criadores de conteúdo numa pilha de nervos.

O Facebook está a testar uma alteração que não está a agradar aos criadores de conteúdo.Maurizio Pesce/Flickr

O Facebook está a testar uma alteração profunda ao funcionamento do feed de notícias que está a deixar os criadores de conteúdo de cabelos em pé. Em seis países, a rede social decidiu retirar todas as publicações de páginas do feed principal, passando-as para um novo feed secundário, exclusivo para este tipo de conteúdo, a que chamou de “Explorar”. Só as publicações pagas têm acesso ao feed principal.

O objetivo passará por perceber se os utilizadores preferem ter estes conteúdos num espaço separado das publicações de amigos e família, ou se os preferem juntos, como acontece nos dias de hoje. No entanto, uma mudança desta natureza ameaça a atividade dos criadores de conteúdo e já existem queixas de que o alcance das publicações terá caído dois terços e que os posts das páginas estarão a receber quatro vezes menos interações.

O alcance no Facebook mede o número de pessoas que veem uma determinada publicação. As interações são os cliques nos artigos, “gostos” outras reações dadas ao post ou comentários, por exemplo. Figuras públicas, páginas na internet e empresas de comunicação social apostam nesta rede social como principal forma de distribuição de conteúdo.

A medida ameaça ainda o modelo de negócio no qual assenta a esmagadora maioria dos jornais atualmente. Sem uma eficaz distribuição do conteúdo, os jornais poderão sofrer quedas nas visitas e, consequentemente, nas receitas. O setor dos media foi dos que mais cedo sofreram as consequências da transformação digital e muitas empresas foram obrigadas a procurar novas formas de gerar receitas.

De acordo com a Business Insider, esta alteração está ativa, para já, apenas nos seguintes países: Sri Lanka, Bolívia, Eslováquia, Sérvia, Guatemala e Camboja. Além disso, e face à onda de preocupações que se gerou após a confirmação desta separação de conteúdos, Adam Mosseri, responsável máximo pelo feed de notícias no Facebook, garantiu ao The Guardian não ter, “atualmente”, planos para avançar com estas mudanças ao nível global.

De qualquer forma, o feed de notícias “Explorar” já está disponível em Portugal para alguns utilizadores e é ilustrado com o ícone de um “foguetão”. Exibe as publicações mais populares das páginas, com base num algoritmo que faz curadoria consoante os gostos de cada pessoa. Neste feed, entram mesmo conteúdos publicados por páginas que o utilizador não segue.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook separa posts de amigos e páginas em dois feeds

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião