REN lucra 89 milhões até setembro. CESE custa 25 milhões à gestora

Melhor desempenho financeiro ajudou a gestora da rede elétrica a obter lucros de 89 milhões de euros entre janeiro e setembro. Contribuição extraordinária custa mais de 25 milhões à REN.

A REN fechou os primeiros nove meses do ano com um lucro de 88,9 milhões de euros, um resultado que ficou ligeiramente acima do esperado pelos analistas.

De acordo com a informação prestada pela gestora da rede elétrica nacional ao mercado, a melhoria em 26,1% do lucro resulta de um “melhor desempenho financeiro” da empresa. Como exemplo, a REN dá conta de uma descida do custo médio da dívida dos 3,4% para 2,6%.

Os analistas sondados pela Bloomberg antecipavam um lucro de 87,4 milhões de euros entre janeiro e setembro.

A cotada liderada por Rodrigo Costa explica que, à semelhança do que tem acontecido nos últimos três anos, o resultado tem sido afetado pela Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético (CESE), cuja fatura ascende a 25,8 milhões de euros este ano e “elevou a taxa efetiva do imposto sobre o rendimento das sociedades para 43,4%”.

Adianta ainda que o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) aumentou 2% no mesmo período para 364,4 milhões de euros, “impulsionada pela consolidação dos resultados da Electrogas (5,8 milhões de euros), empresa chilena na qual a REN detém uma participação financeira de 42,5%, desde fevereiro”.

Lembrando que concluiu recentemente a compra da EDP Gas por 530 milhões de euros, a REN assegura que o negócio vai ajudar a ampliar a sua atividade no mercado doméstico, “em linha com o seu atual quadro estratégico, sem comprometer a solidez
do seu perfil financeiro e de crédito”.

De resto, no que toca à dívida líquida, a empresa registou um aumento de 2,2% para 2.540,6 milhões de euros, depois da compra da Electrogas por 169,3 milhões de euros.

As ações da REN acumulam uma desvalorização de 0,22% desde o início do ano, cotando atualmente nos 2,692 euros, o que avalia a gestora da rede elétrica em 1,4 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

REN lucra 89 milhões até setembro. CESE custa 25 milhões à gestora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião