5 coisas que vão marcar o dia

O INE divulga dados sobre o comércio internacional por características das empresas relativo a 2016, enquanto será também conhecida a inflação da Zona Euro relativa a outubro.

Esta quinta-feira é dia de conhecer mais em detalhe o perfil das empresas portuguesas no que respeita ao comércio internacional, no mesmo dia em que a Sonae Indústria e a Sonae Capital prestam contas relativas ao terceiro trimestre e termina o prazo para os acionistas do Montepio venderem as suas ações à Associação Mutualista Montepio Geral. Referência ainda para os dados da inflação da Zona Euro que devem confirmar uma desaceleração em outubro. No outro lado do Atlântico, a Tesla apresenta mais um modelo movido totalmente a eletricidade. Desta vez será um camião.

Termina prazo para os acionistas do Montepio venderem ações à Mutualista

Esta quinta-feira é o último dia em que os acionistas do Montepio podem vender os seus títulos à Associação Mutualista Montepio Geral, que já detém 99,7% do banco. O banco propõe-se a pagar um euro por cada título detido, através de uma oferta voluntária de aquisição. Depois desse prazo, a associação mutualista liderada por Tomás Correia exercerá o seu direito potestativo de aquisição sobre as ações dos acionistas que não aceitem voluntariamente a oferta de compra.

Cotadas do universo Sonae apresentam contas trimestrais

A Sonae Indústria e a Sonae Capital marcaram para esta quinta-feira a divulgação dos seus resultados relativos ao terceiro trimestre do ano. Depois de ter posto fim a oito anos de prejuízos ao fechar o ano de 2016 com lucros de 11 milhões de euros, a Sonae Indústria tem conseguido destacar-se pela positiva este ano. A empresa presidida por Paulo Azevedo encerrou a primeira metade de 2017 com um lucro de 14,1 milhões de euros, invertendo face aos prejuízos de 27,5 milhões de euros apresentados no mesmo período do ano passado. Será que a boa performance se manteve no terceiro trimestre.

Qual foi o perfil das empresas exportadoras portuguesas? O INE diz

O Instituto Nacional de Estatística divulga nesta quinta-feira estatísticas sobre o comércio internacional por características das empresas relativas a 2016. Estes dados permitem traçar um perfil das empresas que mais exportaram no ano passado, de acordo com a sua dimensão e atividade económica, bem como o número de países clientes e o nível de concentração do valor transacionado. Entre outras conclusões, os últimos dados disponíveis relativos a 2015, mostraram que as 100 maiores empresas exportadoras concentraram perto de 44% das exportações. A maior parte das empresas transacionou bens com apenas um país: 69,7% no caso das empresas exportadoras e 86,9% no caso das importadoras.

Como vai a inflação na Zona Euro?

O Eurostat divulga os dados finais sobre a inflação na Zona Euro. O número que será divulgado deverá confirmar a leitura preliminar divulgada no final de outubro que apontava para uma taxa de inflação de 1,4%. Ou seja, uma desaceleração face aos 1,5% registados no mês anterior. A inflação é um dado determinante para o Banco Central Europeu (BCE) que tem sido pressionado a retirar os estímulos económicos. O primeiro passo nesse sentido foi dado em outubro, quando a entidade liderada por Mario Draghi anunciou a redução para metade o montante das compras mensais de dívida — de 60 mil milhões para 30 mil milhões de euros — apesar de ter estendido para pelo menos até setembro de 2018 esse programa. Já a taxa de juro mantém-se no mínimo histórico de 0%. A desaceleração da inflação reduz a pressão sobre o BCE.

Tesla – dos automóveis para os camiões

Depois dos automóveis, chega a vez de a Tesla estender o elétrico aos camiões. A empresa liderada por Elon Musk vai revelar esta quinta-feira a sua primeira gama de camiões totalmente movidos a eletricidade. A divulgação acontecerá num evento a decorrer em Hawthorne, na Califórnia. A data para a revelação deste novo modelo foi alterada duas vezes, mexidas que tiveram como objetivo dar margem para que a empresa pudesse gerir os problemas do Model 3. Para além do impacto nos apreciadores dos elétricos, os mercados também poderão reagir à divulgação deste novo camião que vem alargar o âmbito da atividade da Tesla.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião