Lisboa prolonga melhor arranque de sempre

O PSI-20 beneficiou dos ganhos da EDP Renováveis, CTT e BCP e prolongou os ganhos da semana passada.

O PSI-20 voltou a fechar em alta esta segunda-feira, prolongando o melhor arranque de ano de sempre, depois de, na semana passada, ter acumulado um ganho superior a 4%. Lisboa acompanhou, assim, a tendência positiva que se verificou no resto da Europa, a beneficiar dos ganhos do BCP, CTT e EDP Renováveis.

O principal índice acionista nacional valorizou 0,53%, para os 5.645,53 pontos. Ao longo da sessão, o PSI-20 chegou a tocar máximos de agosto de 2015. A contribuir para estes ganhos esteve, sobretudo, a EDP Renováveis, que somou 3,24% e ultrapassou a fasquia dos sete euros por ação, o valor mais elevado desde novembro do ano passado.

As restantes cotadas do setor energético contrariaram esta tendência: a EDP recuou 0,53%, para os 2,97 euros por ação, e a Galp perdeu 0,34% para os 15,90 euros. Isto apesar de, esta segunda-feira, o petróleo ter valorizado nos mercados internacionais. O barril de Brent, que serve de referência para o mercado nacional, aproximou-se dos 68 dólares, depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter cortado as estimativas de produção da matéria-prima.

A impulsionar o PSI-20 estiveram também o BCP, que subiu mais de 1%, para 30 cêntimos por ação, e os CTT, que avançaram 1,79%, para os 3,76 euros por ação.

No resto da Europa, a tendência foi de ganhos ligeiros. Os ganhos mais expressivos foram os da praça de Milão, que subiu perto de 0,4%, e o Stoxx 600 acabou por valorizar 0,27%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa prolonga melhor arranque de sempre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião