Merkel e Schulz chegam a acordo. Governo à vista na Alemanha
Merkel e Schulz já chegaram a acordo sobre a criação de uma coligação que desbloqueia o impasse governativo que a Alemanha tem vivido, nos últimos meses.
O impasse no Governo da Alemanha está perto de ser desfeito. Merkel e Schulz já chegaram a um princípio de acordo para desbloquear o impasse, vivido nos últimos meses, segundo a Reuters. Nas primeiras horas desta sexta-feira, o CDU e o SPD traçaram o primeiro plano para uma coligação formal.
Nas próximas semanas, espera-se que os partidos comecem as conversações, o que assinala o fim da incerteza relativamente ao papel da Alemanha nos assuntos internacionais e à continuação de Angela Merkel no cargo de cancheler.
Antes de a coligação ser efetivamente forjada, os líderes do SPD precisavam ainda de receber ‘luz verde’ dos membros do partido, no congresso que vai acontecer a 21 de janeiro… e nem todos são a favor desse elo, já que governar com os conservadores do CDU poderá significar o agravamento do estado enfraquecido em que já se encontra esta força política.
As eleições de setembro colocaram Merkel numa posição debilitada e obrigaram a chanceler a recorrer ao apoio do SPD para reforçar a “grande coligação”, depois da aliança com os Verdes e o FDP ter caído por terra.
Angela Merkel está há 12 anos no poder. A sua continuação no cargo representa a preservação tanto da sua autoridade pessoal como da própria Alemanha, nomeadamente no seio da União Europeia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Merkel e Schulz chegam a acordo. Governo à vista na Alemanha
{{ noCommentsLabel }}