Rui Rio escolhe novo líder parlamentar antes do Congresso do PSD
O novo líder do PSD vai mudar o partido de uma ponta à outra: da banca parlamentar aos órgãos nacionais, passando pela secretaria-geral.
Rui Rio vai tomar uma decisão sobre a liderança da bancada parlamentar do PSD antes do Congresso do partido, que arranca no dia 16 de fevereiro. Segundo adianta este sábado o Diário de Notícias, o novo líder social-democrata vai, na verdade, mexer em todo o partido: da bancada parlamentar aos órgãos nacionais, passando pela secretaria-geral do PSD.
Para já, há três nomes que têm sido apontados para substituir Hugo Soares: Fernando Negrão, antigo ministro da Segurança Social do governo de Pedro Santana Lopes, que já disse estar preparado para assumir esse cargo; Luís Campos Ferreira, antigo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros; e Adão Silva, deputado e antigo secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde.
Outro cargo a ser renovado será o de secretário-geral, atualmente ocupado por José Matos Rosa. O DN aponta Emídio Guerreiro e Feliciano Barreiras Duarte, que acompanharam Rui Rio durante a campanha pela liderança do partido, como possíveis nomes para assumir este cargo.
Rui Rio deverá ainda escolher algumas figuras próximas de si para a vice-presidência do PSD. Na calha estão Manuel Castro Almeida, ex-presidente da Câmara de São João da Madeira e antigo deputado e secretário de Estado do Desenvolvimento Regional; David Justino, antigo ministro da Educação e presidente do Conselho Nacional de Educação; Salvador Malheiro, presidente da Câmara de Ovar e diretor de campanha de Rio; e Fernando Alexandre, economista responsável pelo programa económico da moção de estratégia global de Rio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rui Rio escolhe novo líder parlamentar antes do Congresso do PSD
{{ noCommentsLabel }}