Eurostat vai ser liderado pela primeira vez por uma mulher
Mariana Kotzeva é a primeira mulher a dirigir o Eurostat.
A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira que escolheu a búlgara Mariana Kotzeva para diretora-geral do Eurostat. É a primeira vez que uma mulher dirige o gabinete de estatísticas europeu. Kotzeva é também a primeira búlgara a ter um cargo de diretora-geral na estrutura da Comissão Europeia.
Desde 2012 que Mariana Kotzeva é conselheira especial do Eurostat. Em 2014 passou ao cargo de vice-diretora-geral. A 1 de janeiro de 2017 passou a ser a diretora-geral interina do Eurostat, mas só agora é que foi oficialmente nomeada pela Comissão Europeia para o cargo. Em reação, a búlgara disse no Twitter estar “muito orgulhosa de ser a primeira mulher a chefiar o Eurostat“.
Tweet from @MarianaKotzeva
Antes de chegar às instituições europeias, Kotzeva foi presidente do Instituto Nacional de Estatística búlgaro, tendo trabalhado em várias posições no Estado. Além disso, trabalhou em projeto nas Nações Unidas e no Banco Mundial.
Mariana Kotzeva é mestre em economia e tem um PhD em estatísticas e econometria. Fala búlgaro, inglês, francês e russo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Eurostat vai ser liderado pela primeira vez por uma mulher
{{ noCommentsLabel }}