Inflação desacelera para 0,4% em abril

  • Lusa
  • 11 Maio 2018

Em parte devido à queda dos preços nos setores do vestuário e calçado, dos restaurantes e hotéis e do lazer e cultura, a subida de preços abrandou no mês passado.

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 0,4% em abril, desacelerando face aos 0,7% observados em março, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, a variação homóloga do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) foi de 0,2% em abril (face aos 0,8% registados em março), confirmando também os dados avançados na estimativa rápida publicada em 30 de abril.

“A desaceleração do IPC reflete em parte um efeito de base, tendo-se observado aumentos significativos dos preços de alguns produtos em abril de 2017 no período da Páscoa, em particular nas classes ‘restaurantes e hotéis’ e ‘transporte”, nota o instituto estatístico.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 0,3%, taxa inferior em 0,5 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,9 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do euro (em março, esta diferença foi de 0,5 pontos percentuais).

O IHPC registou uma variação mensal de 1,0% (2,2% no mês anterior e 1,5% em abril de 2017) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,2% (valor inferior em 0,2 pontos percentuais ao registado em março).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação desacelera para 0,4% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião