Governo rejeita que ajustes diretos de helicópteros sejam mais caros

  • ECO
  • 2 Junho 2018

O Ministério da Administração Interna rejeita que a contração de 28 helicópteros ligeiros por ajuste direto para combate aos fogos tenha ficado mais caro aos cofres do Estado.

O Ministério da Administração Interna rejeita que a contração de 28 helicópteros ligeiros por ajuste direto para combate aos fogos tenha ficado mais caro aos cofres do Estado. Pelo contrário.

O Expresso (acesso pago) revela este sábado que os quatro contratos que o Governo contratou na semana passada por ajuste direto para a contratação de 28 helicópteros ligeiros em 2018 ascendem a pouco mais de 11,5 milhões de euros. Já no segundo concurso, o valor era de 15,7 milhões (para 2018 e 2019). Dividindo por dois, obtém-se um valor de 7,85 milhões por ano, o que torna os ajustes diretos 47% mais caros.

“A notícia não corresponde à verdade”, contrapõe o ministério tutelado por Eduardo Cabrita. “Vamos ter mais meios aéreos, com mais disponibilidade ao longo do ano e a menor custo”, acrescenta.

Explicando que o custo do dia operacional dos meios aéreos locados em 2018 se situará nos 3.717 euros, 18,5% abaixo do custo observado no período entre 2013 e 2017, o Ministério da Administração Interna diz que “não é admissível comparar valores de concursos para aluguer de helicópteros ligeiros por dois anos com ajustes diretos para um único ano e com aeronaves diferentes”.

Em concreto, expõe o ministério, “os oito helicópteros ligeiros foram substituídos por oito médios que transportam 47% mais água e mais 60% de operacionais face aos ligeiros”.

Na nota enviada este sábado às redações, o ministério liderado por Eduardo Cabrita pretende “deixar bem claro que mesmo com recurso ao ajuste direto e com meios de maior capacidade, foram conseguidos preços inferiores em 9,3% (menos 1,2 milhões de euros) face às propostas mais baixas do concurso público e inferiores em 21,3% face às mais altas (menos 3,1 milhões de euros) no que diz respeito ao aluguer dos helicópteros”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo rejeita que ajustes diretos de helicópteros sejam mais caros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião