Hoje nas notícias: Fisco, concertação social e táxis

  • ECO
  • 6 Julho 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Autoridade Tributária chamou cerca de 70 mil administradores e gerentes, em 2017, para pagarem dívidas fiscais das suas empresas, com o património pessoal. Fique a saber que o Governo vai forçar a votação da lei laboral possivelmente a 18 de julho de modo a segurar acordo de concertação e que se avizinha uma revolução nos táxis, onde se destaca uma plataforma eletrónica com veículos de todo o país. O objetivo é fazer frente à Uber. A nível empresarial, referência para a Mitsubishi Portugal que diz pretender exportar 30% para os EUA. É possível conhecer ainda mais pormenores da visita de Barack Obama que aterra esta sexta-feira em Portugal.

Fisco obriga 70 mil gestores a responder por dívidas de empresas

Em 2017, a Autoridade Tributária chamou cerca de 70 mil administradores e gerentes, para pagarem dívidas fiscais das suas empresas, com o património pessoal. A notícia é avançada pelo Jornal Económico (acesso pago), nesta sexta-feira, que fala ainda em 3.500 casos de abuso de confiança fiscal, com retenção indevida de impostos por parte das empresas.

Governo força votação da lei laboral para segurar acordo de concertação

A proposta de Lei do Governo para alterar o Código do Trabalho será votada ainda durante esta sessão legislativa — provavelmente a 18 de julho –, uma decisão tomada pelo Executivo esta quinta-feira, e que visa dar um sinal claro aos parceiros sociais de que o acordo assinado em junho está seguro e evita incertezas quanto ao futuro. De acordo com o Público (acesso condicionado), o PS apresentou, a pedido do Governo, “um requerimento para que o diploma baixe à Comissão do Trabalho e Segurança Social sem votação durante sete dias, até perfazer os 30 dias de discussão pública”, disse uma fonte oficial da Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares.

Revolução nos táxis para combater a Uber

De acordo com o Jornal de Notícias (acesso pago), está para breve uma revolução na atividade dos táxis. O jornal adianta que se avizinham um conjunto de iniciativas no setor onde se destaca uma plataforma eletrónica com veículos de todo o país. Para além disso, os taxímetros irão ganhar novas funções e haverá apoios à aquisição de automóveis elétricos.

Mitsubishi Portugal vai exportar 30% para os EUA

A fábrica da Mitsubishi Fuso, em Portugal, começou, no primeiro trimestre deste ano, a produção em massa de um modelo para camiões cuja montagem final será feita nos EUA. As previsões da empresa apontam para que o mercado norte-americano venha a ter um peso de cerca de 30% nas exportações da unidade este ano, disse ao Jornal de Negócios (acesso pago) Jorge Rosa, CEO da Mitsubishi Fuso Truck Europe.

​”Yes, we can”… Barack Obama no Porto

Esta sexta-feira, a TSF (acesso grátis) dedica um espaço bastante alargado ao ex-Presidente dos Estados Unidos, que estará em Portugal como orador principal da Climate Change Leadership, no Porto. Os bilhetes para a conferência já estão esgotados, estando previstas 3.000 pessoas convidadas. Não há imagens e a segurança é apertadíssima. Esta não é a primeira vez que Barack Obama vem a Portugal, a primeira vez foi na Cimeira da Nato e na Cimeira UE-EUA. Nessa data encontrou-se com José Sócrates em São Bento, com Cavaco Silva em Belém e com Durão Barroso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Fisco, concertação social e táxis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião