Como a transformação digital pode ajudar as empresas a melhorar?

As empresas não devem ter medo da transformação digital, mas sim abraçá-la. Tirar partido da IA e da small data foram algumas das ideias transmitidas na conferência organizada pelo CEGOC.

As empresas podem tirar partido da transformação digital para melhorar tanto a experiência dos colaboradores, mas também para os consumidores. A Inteligência Artificial permite tornar o trabalho mais humano, mas também aumentar a dimensão do papel do colaborador. Já a small data pode ser essencial para compreender o consumidor.

Estas ideias foram transmitidas no Business Transformation Summit, organizado pelo Centro de Estudos de Gestão e Organização Científica – Técnicos Especialistas Associados (CEGOC). “A Inteligência Artificial não vai roubar trabalhos, vai melhorar o desempenho”, disse Jeanne Meister, uma dos 20 profissionais mais influentes do mundo nas áreas de Recursos Humanos e Treino.

A cadeia de hotéis Hilton, por exemplo, já começou a utilizar um chat bot para falar com os candidatos. Este permite identificar a que funções melhor se adaptariam, e informar em que fase do processo de recrutamento se encontram. É uma solução para o problema de falta de feedback das empresas quando alguém se candidata a um emprego, refere Meister.

Tanto convidados internacionais como nacionais vieram a esta conferência apresentar as ideias e casos de estudo de várias empresas. Entre os oradores encontra-se também Martin Lindstrom, autor dinamarquês que se debruça sobre marcas e o comportamento do consumidor, e Chris McChesney, que trabalhou com empresas como a Coca-Cola e a Home Depot.

Lindstrom defendeu a utilização da small data através de exemplos como companhias aéreas e até a Lego conseguiram melhorar a experiência dos seus clientes ao observar comportamentos individuais. “A small data pode fazer uma grande diferença”, disse o especialista. Pela tarde, McChesney, da Franklin Covey, explicou aos participantes, de várias empresas, como podem alcançar os objetivos através de regras simples.

Noutro painel, debateu-se como as ferramentas digitais podem também potenciar a experiência de aprendizagem e desenvolvimento dos colaboradores, de forma a compreender como desempenhar o papel da melhor forma para ajudar a empresa. Espreite abaixo como foi esta conferência.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como a transformação digital pode ajudar as empresas a melhorar?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião