Estado dá 18% para plano de investimentos de 22 mil milhões
Plano Nacional de Investimentos 2030 prevê 72 projetos e um investimento total de quase 22 mil milhões de euros. Estado entra com 18% desse valor. 60% é garantido por privados.
21.950 milhões de euros. É este o valor total de investimento que consta do Plano Nacional de Investimentos 2030, que deverá ser entregue esta sexta-feira no Parlamento.
Do total de quase 22 mil milhões de euros, o Estado entrará com 18% do investimento (cerca de 3.959 milhões) sendo, cerca de 60% assegurado pelo setor privado e por fundos europeus, escreve o Jornal de Negócios [acesso condicionado] esta sexta-feira.
Segundo o documento, que foi analisado no Conselho de Ministros desta quinta-feira, o setor empresarial do Estado deverá aportar 1.466 milhões de euros aos projetos para a próxima década e, com a redução dos encargos com as parcerias público-privadas, será possível ir buscar mais 1.586 milhões que vão integrar o orçamento da Infraestruturas de Portugal.
De entre todos os setores considerados, o dos transportes e mobilidade será o que absorve a maior fatia do investimento 12.678 milhões de euros, 58% do total.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estado dá 18% para plano de investimentos de 22 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}