Revista de imprensa internacional

A dona do Minipreço vai avançar com um despedimento coletivo de até 2.100 pessoas em Espanha. Na Finlândia, o teste ao rendimento básico incondicional já produziu uma conclusão.

Os grandes fundos de investimento já estão a planear usar sociedades de investimento imobiliário para rentabilizarem património que herdaram dos bancos. Em Espanha, a cadeia Dia anunciou um despedimento coletivo de mais de 2.000 trabalhadores. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar a atualidade internacional.

El Economista

Grandes fundos de investimento planeiam lançar REIT

Depois da Blackstone, outros grandes fundos de investimento como Cerberus, Bain Capital e Lone Star planeiam criar REIT (Real EstateInvestment Trusts) onde irão incluir parte dos ativos imobiliários que herdaram da banca nos últimos anos. Os fundos têm património imobiliário avaliado em milhares de milhões de euros. Estes REIT poderão chegar ao mercado até ao final do ano, numa altura em que o Governo português já deu luz verde à aprovação deste tipo de sociedades de investimento imobiliário no país. Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

ABC

Dona do Minipreço avança com despedimento coletivo em Espanha. Saem até 2.100 pessoas

Os prejuízos registados em 2018 levaram a cadeia de supermercados Dia a anunciar um plano de despedimento coletivo que afetará até 2.100 pessoas no mercado espanhol. A empresa, que está a ser alvo de uma OPA por parte de um milionário russo, teve prejuízos de 352,58 milhões de euros no ano passado, que contrastam com os lucros de 101,2 milhões de euros registados em 2017. Leia a notícia completa na ABC (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Reuters

Rendimento universal na Finlândia não estimulou o emprego

Uma das primeiras conclusões do teste ao rendimento básico incondicional (RBI) na Finlândia foi que a medida não estimula verdadeiramente os cidadãos a trabalharem mais para ganharem mais. O RBI é um novo paradigma para a sociedade e economia, através do qual o Estado paga um rendimento a todos os cidadãos, sem condições, que tem vindo a ganhar defensores um pouco por todo o mundo. Acreditava-se que poderia motivar os cidadãos a trabalharem mais para aumentarem os rendimentos, mas o teste piloto na Finlândia concluiu o contrário. O país está a pagar a 2.000 finlandeses um RBI de 560 euros durante dois anos, independentemente de estarem ou não empregados. Leia a notícia completa na Reuters (acesso gratuito/conteúdo em inglês).

Expansión

El Corte Inglés quer entregar comida em casa ainda este ano

Depois da abertura de 40 restaurantes em Portugal e Espanha, a cadeia de supermercados espanhola quer ir ainda mais longe. “Estamos a estudar entrar no mercado da entrega ao domicílio com a nossa oferta de refeições preparadas”, disse Guillermo Arcenegui, um dos responsáveis do El Corte Inglés. A empresa anda a trabalhar nessa ideia há cerca de um ano e “até ao final do ano” pretende testá-la. Leia a notícia completa no Expansión (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Business Insider

Facebook lança plataforma para doar sangue nos EUA

Um ano depois de testar a ideia no Brasil, Paquistão e Bangladesh, a empresa de Mark Zuckerberg vai lançar nos Estados Unidos uma plataforma para doar e receber sangue. Quando houver necessidade de doações de sangue nas proximidades, as pessoas que se inscreveram como dadoras no Facebook receberão uma notificação de algum hospital. Atualmente, já são mais de 35 milhões os utilizadores registados nesta plataforma. Leia a notícia completa na Business Insider (acesso livre/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião