Lisboa avança pela quinta sessão consecutiva. Otimismo na banca impulsiona ganhos

A praça lisboeta destaca-se pela positiva ao subir pela quinta sessão consecutiva, num dia misto para a Europa. O BCP e a Galp Energia dão força ao índice nacional.

A bolsa de Lisboa prolonga os ganhos, ao subir pela quinta sessão consecutiva. Impulsionada pelo BCP, que vê os títulos subir numa altura em que a banca na Zona Euro espera o anúncio de novas rondas de empréstimos de baixos custos, e pela Galp Energia, a praça lisboeta destaca-se pela positiva num dia que foi misto para as praças europeias.

O índice de referência nacional subiu 0,39% para os 5.297,53 pontos. Das 18 cotadas do PSI-20, a maioria terminou a sessão no verde, contribuindo para o bom desempenho da bolsa. Apenas cinco terminaram em terreno vermelho, e uma manteve-se inalterada, a EDP Renováveis.

O BCP foi quem ajudou a dar gás ao PSI-20, ao avançar 1,19% para os 0,24 euros, numa altura em que se espera que o BCE lance uma nova operação de refinanciamento de longo prazo (TLTRO), o que poderá acontecer na reunião desta quinta-feira. Vários analistas já tinham apontado a possibilidade de o BCE voltar a recorrer aos TLTRO, um instrumento já utilizado durante a crise para assegurar liquidez na banca.

Também a Galp Energia impulsiona o índice, ao subir 0,95% para os 14,92 euros. Destaque ainda para a Corticeira Amorim, que somou 2,81% para os 10,98 euros.

Em terreno vermelho, é a Mota-Engil que lidera as perdas. Os títulos da construtora recuaram 0,89% para os 2,22 euros. Também a Jerónimo Martins ficou abaixo da linha de água, e terminou a sessão a cair 0,45% para os 13,23 euros, tal como a Ibersol, que recuou 0,50% para os 8,004 euros.

Pelo Velho Continente o sentimento foi misto, mas, na generalidade, mais negativo. O índice que agrega as principais cotadas europeias, o Stoxx 600, caiu 0,11%, o alemão DAX recuou 0,26% e o francês CAC 40 desvalorizou 0,06%. Já o britânico FTSE 100 subiu 0,18%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa avança pela quinta sessão consecutiva. Otimismo na banca impulsiona ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião