Relações familiares: Vital Moreira fala em “padrão de conduta comprometedor”
Constitucionalista e ex-eurodeputado socialista diz que número de nomeações de familiares sugere um "padrão de conduta comprometedor" e pede código de ética.
O constitucionalista e ex-deputado europeu socialista Vital Moreira entrou na questão das relações familiares no Governo e no Partido Socialista, recomendando “contenção e parcimónia” nas nomeações. Diz ainda que o número das nomeações familiares sugere um “padrão de conduta comprometedor”.
No blogue Causa Nossa, para o qual contribui, Vital Moreira defende que a questão ética vai além do cumprimento estrito da lei nesta matéria e que, apesar de compreensível a nomeação de pessoas do círculo próximo, deve haver contenção neste capítulo.
Já no que diz respeito a nomeações de familiares, diz o constitucionalista – casado com Maria Manuel Leitão Marques, que até fevereiro foi ministra da Presidência – o problema é significativamente maior.
“O problema aumenta exponencialmente quando entram em jogo as relações familiares e quando a frequência das ocorrências deixa perceber um padrão de conduta comprometedor (o número conta). Hoje em dia, os novos meios de informação e o maior escrutínio e maior sensibilidade do público tornam estes assuntos especialmente delicados. Toda a imprudência será castigada”, diz.
"O problema aumenta exponencialmente quando entram em jogo as relações familiares e quando a frequência das ocorrências deixa perceber um padrão de conduta comprometedor (o número conta). Hoje em dia, os novos meios de informação e o maior escrutínio e maior sensibilidade do público tornam estes assuntos especialmente delicados. Toda a imprudência será castigada.”
Vital Moreira sugere a criação de códigos de conduta ou códigos de ética que recomendem normas de comportamento aos membros do Governo no que às nomeações diz respeito, e também instituições de ética com personalidades externas que avaliem os casos mais duvidosos.
“Infelizmente, entre nós, em vez de se prevenirem as situações, tendemos a correr atrás do prejuízo”, diz.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Relações familiares: Vital Moreira fala em “padrão de conduta comprometedor”
{{ noCommentsLabel }}