Unbabel inaugura escritório dedicado à inteligência artificial em Pittsburgh

Novo escritório de Pittsburgh vai servir para investigar e desenvolver projetos de inteligência artificial. Startup portuguesa contrata pioneiro em tradução automática para liderar nova fase.

A startup portuguesa Unbabel anunciou esta terça-feira a abertura de um novo escritório nos Estados Unidos, na cidade de Pittsburgh e especializado na investigação e desenvolvimento em inteligência artificial. A nova fase será liderada por Alon Lavie, a mais recente contratação da empresa, um dos mais conhecidos pioneiros e peritos em tradução automática, adianta a empresa em comunicado.

A Unbabel desenvolveu um produto que alia a inteligência artificial com pós-edição humana à tradução automática. Lavie é assim o novo vice-presidente do departamento de Tecnologias Linguísticas da Unbabel.

A escolha de Pittsburgh, cidade conhecida pela Universidade Carnegie Mellon e um dos hubs mundiais mais ativos de pesquisa em tradução automática e processamento de linguagem natural e tecnologia aplicada, está relacionada também com o talento em inteligência artificial ali disponível.

“Existe um enorme potencial em Pittsburgh, com a Universidade de Carnegie Mellon, um dos melhores centros de pesquisa em ciência da computação e tecnologia da linguagem do mundo”, explica Lavie, citado em comunicado. “Isto significa que temos acesso aos melhores talentos, muitos dos quais ainda com ligações ativas à Universidade. Ao longo do meu percurso académico e da minha carreira em startups e no meu trabalho na Amazon, sempre acreditámos que Pittsburgh é o centro de excelência em tradução automática, e é por isso que vamos apoiar a equipa executiva da Unbabel a partir daqui”.

Ex-presidente da Associação de Tradução Automática das Américas (AMTA) e da Associação Internacional de Tradução Automática, recentemente gestor de tradução automática da Amazon e, nos últimos 20 anos, professor no Instituto de Tecnologias Linguísticas na Universidade Carnegie Mellon, Alon Lavie junta-se à Unbabel um ano depois de a startup portuguesa ter fechado uma ronda de financiamento Série B no valor de 23 milhões de dólares.

A abertura do novo escritório de Pittsburgh acontece um mês depois de a Unbabel ter anunciado a inauguração de outro novo escritório em São Francisco, para aproximar dos seus grandes clientes empresariais, como Facebook, Pinterest, Under Armour, Microsoft, Logitech, entre outros.

“Estamos a assistir a um momento empolgante na tecnologia da tradução e da tradução automática em particular”, comenta Vasco Pedro, CEO da empresa, acrescentando que “com a nova tecnologia neural aliada à camada humana de tradução, estamos a derrubar as barreiras linguísticas e a permitir que os nossos clientes ofereçam níveis melhores do que nunca de atendimento ao cliente. (…) Queremos aproveitar os 25 anos de experiência do Alon no desenvolvimento e influência no panorama mundial da tradução automática, bem como a paixão e o entusiasmo que sabemos que trará para a Unbabel. É uma etapa nova e excitante para nós, à medida que crescimento globalmente e adicionamos algumas marcas fabulosas ao nosso portefólio”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unbabel inaugura escritório dedicado à inteligência artificial em Pittsburgh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião