Reino Unido. Cidadãos europeus que não conseguiram votar vão processar governo
Campanha de crowdfunding quer angariar cem mil libras para apoiar cidadãos da UE que não conseguiram votar. Foi "uma negação sistemática e discriminatória de um direito fundamental", diz advogado.
Os cidadãos europeus que vivem no Reino Unido e viram recusado o direito a votar nas eleições vão processar o governo de Londres, avança este sábado o The Guardian (conteúdo em inglês).
“O direito ao voto é a base de todos os direitos de cidadania”, refere John Halford, especialista em Direito Público que está a apoiar os cidadãos da UE afetados. “Na última quinta-feira houve uma negação sistemática e abertamente discriminatória desse direito. O caso que procuramos levar à Justiça mostrará que isso é algo que não será tolerado pela Lei e que devem ser apuradas responsabilidades e consequências.”
Várias centenas de cidadãos europeus apresentaram queixa na última quinta-feira à Comissão Eleitoral britânica por não terem conseguido votar nas eleições europeias no Reino Unido. A Comissão Eleitoral justificou os problemas com o curto espaço de tempo que teve para organizar o escrutínio.
Para financiar o processo legal, foi lançada este sábado uma campanha de crowdfunding para apoiar todos os europeus que desejarem processar o governo britânico por negação do direito de voto. O objetivo é angariar 100 mil libras para financiar as despesas judiciais e analisar a melhor forma de cada um dos afetados ser ressarcido “por tratamento desigual” e “sofrimento emocional”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reino Unido. Cidadãos europeus que não conseguiram votar vão processar governo
{{ noCommentsLabel }}