Aumento de preços põe crescimento da Netflix em pausa

O segundo trimestre ficou muito aquém das expectativas da Netflix. A empresa perdeu 130 mil assinantes nos EUA e cresceu menos em todos os outros mercados.

A Netflix já viveu dias melhores. A empresa de streaming registou um segundo trimestre fraco, tendo apresentado resultados muito aquém das estimativas e uma perda líquida de clientes nos Estados Unidos, algo que não acontecia há oito anos, de acordo com a Reuters.

No mercado dos EUA, que é o mais relevante para a companhia, a Netflix registou uma queda de 130 mil no número de subscritores do serviço, enquanto o consenso dos analistas estimava que o número de assinantes tivesse aumentado em cerca de 352 mil. Nos restantes mercados, onde se inclui o português, a empresa aumentou a base de subscritores em 2,83 milhões, um número muito aquém dos 4,8 milhões esperados, segundo a agência.

O desempenho da Netflix foi mais penalizado nos países em que a empresa aumentou os preços, facto assumido pela própria companhia numa mensagem enviada aos acionistas. Mas o travão no crescimento da plataforma também está a ser atribuído ao aumento da concorrência, numa altura em que diversas outras empresas lançaram ou preparam-se para lançar ofertas concorrentes, como é o caso da HBO.

Apesar do aumento da concorrência, a administração da Netflix está convencida de que a “guerra” pelos assinantes vai ser benéfica para o mercado como um todo. Segundo o The Verge, Reed Hastings, presidente executivo da empresa, disse na apresentação dos resultados que “é a boa concorrência que ajuda a criar a indústria”. “Por causa disso, os consumidores vão mais rapidamente passar da TV linear para o streaming“, garantiu.

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