Bem-vindo a bordo: nesta agência de publicidade, o escritório flutua

  • Sara Calado
  • 5 Agosto 2019

Na cidade portuária de Antuérpia, um dos barcos que encontra ancorado na doca de Willemdok é, na verdade, um escritório flutuante que acolhe a sede oficial da agência de publicidade Friendship.

Na cidade portuária de Antuérpia, na Bélgica, um dos barcos que poderá encontrar parado na doca de Willemdok é, na verdade, um escritório flutuante que acolhe a sede oficial da agência de publicidade belga Friendship, O Friendship Boat é um escritório flutuante, e móvel, que foi transformado para criar o equilíbrio perfeito entre os negócios e a criatividade. O barco foi renovado o ano passado pelo ateliê de arquitetura Lucas Freire Architecture.

No interior há salas de reuniões, áreas lounge, e ainda um bar e uma zona verde. Para os arquitetos que pensaram nesta remodelação, o objetivo do Friendship Boat era criar o ambiente perfeito para estimular a criatividade e para “pensar fora da caixa”. Também as cores não foram escolhidas ao acaso. Dentro do barco, o branco é utilizado para circular, o azul para trabalho e o amarelo para zonas sociais.

Aqui, trabalha-se no mar e entra-se a bordo para uma reunião. No convés organizam-se encontros informais, onde acontecem as famosas festas depois do trabalho. Na sede da Friendship não há vizinhos e, em caso de necessidade, a morada pode mudar facilmente.

Sustentabilidade

A transformação do Friendship Boat foi feita a pensar num futuro mais “verde”, por isso também os sistemas de energia são sustentáveis. A energia é produzida por painéis solares combinados com baterias de carros elétricos. A água que é utilizada no interior do barco, na casa de banho, cozinha e outras divisões, é água da chuva filtrada.

O atual escritório da Friendship era no passado o barco Badboot, um barco com uma piscina flutuante que, em 2015, afundou parcialmente. A renovação valeu ao escritório de arquitetura o prémio platina nos Muse Design Awards, na categoria Design de Interiores, em junho deste ano, e o 2019’s Most Innovative Architectural Practice, pela revista Lux Life Magazine. Os arquitetos foram ainda distinguidos pelos prémios de arquitetura Dezeen, na lista das melhores ideias para design de interiores em 2019.

Comentários ({{ total }})

Bem-vindo a bordo: nesta agência de publicidade, o escritório flutua

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião