Milionário dos seguros suspeito de contrabando de diamantes
Arron Banks, magnata dos seguros, mantém-se controverso: após o seu apoio generoso ao Brexit, está agora a ser investigado por alegadamente traficar diamantes.
Afirmar que o magnata do setor segurador Arron Banks é um empresário controverso será porventura um eufemismo. Famoso pelas suas generosas contribuições para o mundo da política, é conhecido como um dos “Bad Boys of Brexit” (um dos “maus rapazes” do Brexit), tendo surgido agora acusações de que faz contrabando de diamantes.
O jornal Sunday Times disse que as autoridades policiais britânicas (“National Crime Agency – NCA), cuja atuação não é estranha a Arron Banks (iniciaram, em 2018, uma investigação sobre as origens do dinheiro que o empresário afetou à campanha pelo “não” à continuação do Reino Unido na União Europeia) estão atualmente a avaliar as afirmações feitas por Chris Kimber ex-parceiro de Banks, sobre a possibilidade de gemas ilegais originárias do Zimbabwe e de outras locais terem sido colocadas no mercado como sendo provenientes das minas sul-africanas de Arron Banks.
De acordo com o jornal britânico, as autoridades (NCA) estão a analisar um depoimento de Kimber e vários documentos comprometedores. Estes incluem uma suposta cópia de um e-mail sobre tráfico de diamantes ilegais, alegadamente enviado por Banks em 2014.
Banks nega as acusações e diz que o antigo parceiro de negócios tem uma ‘pedra no sapato’. O milionário classificou-as como absurdas, afirmando que ele nem enviou o e-mail nem fez sair ilegalmente diamantes de África.
Banks começou a sua fortuna em Inglaterra através de seguradoras automóveis sendo atualmente parte interessada na Southern Rock Insurance e na Eldon Insurance.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Milionário dos seguros suspeito de contrabando de diamantes
{{ noCommentsLabel }}