Sonangol prestes a comprar posição da Oi na Unitel
A operadora brasileira e Leopoldino Fragoso do Nascimento, detentor de 25% da Unitel, admitem que esta poderá ser a melhor solução.
A Sonangol prepara-se para comprar a participação de 25% que a Oi tem na Unitel. Esta operação acontece devido à deterioração financeira da Unitel, mas também ao arresto dos bens de Isabel dos Santos. Para o Governo de Angola, este negócio é a melhor opção para rentabilizar a Unitel.
Para além destes motivos, avançados pelo Jornal de Negócios (acesso pago), outra razão para esta operação é a eventual mudança de posição do Leopoldino Fragoso do Nascimento, detentor de 25% da Unitel através da empresa Geni. Até agora, este tem sido um aliado de Isabel dos Santos, mas isso poderá acabar devido ao risco existente de ter de indemnizar a Oi.
Isto porque, em fevereiro do ano passado, o Tribunal Arbitral de Paris condenou a Unitel ao pagamento de 568 milhões de euros, depois de a brasileira Oi se ter queixado da falta de pagamento do dividendos.
Face a estas três situações, tanto a Oi como Leopoldino Fragoso do Nascimento terão decidido que a melhor solução passa pela Sonangol. A Oi venderá a sua posição e a Geni terá a garantia de valorização do ativo e eliminará a possibilidade de ser demandada judicialmente pela Oi. A acontecer este negócio, a Sonangol poderá desempatar os votos nos órgãos sociais da Unitel e poderá ainda receber cerca de mil milhões de euros em dividendos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sonangol prestes a comprar posição da Oi na Unitel
{{ noCommentsLabel }}