CMVM investiga compra de ações do Benfica

  • ECO
  • 20 Fevereiro 2020

O regulador está há três meses a enviar perguntas sobre o preço inflacionado e o conflito de interesses que existe no processo de compra de ações do Benfica.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está há três meses a enviar perguntas sobre o preço inflacionado e o conflito de interesses que existe no processo de compra de ações do Benfica. As questões envolvem presidente Luís Filipe Vieira, bem como os acionistas visados pela Oferta Pública de Aquisição (OPA), lançada em novembro e que ainda não teve luz verde, avança o Jornal de Notícias (acesso pago).

Em causa está, por exemplo, o reforço da posição acionista do empresário José António dos Santos na SAD do Benfica, ultrapassando 13% do capital. O regulador está a analisar o lucro potencial do líder da SAD e a relação com o maior acionista privado. A questão passará por analisar um eventual conflito de interesses já que Luís Filipe Vieira, enquanto presidente do Benfica, vai decidir o preço da oferta e poderá (ou não) beneficiar disso quando abandonar a SAD.

Além disso, segundo o JN, o regulador quis também saber onde se basearam os “encarnados” para lançar o preço de cinco euros por cada ação, já que desde que a SAD entrou em bolsa, o valor tem sido inferior. Confrontada com a situação, fonte do Benfica disse ao jornal que o valor “até está abaixo do real valor das ações do Benfica tendo em conta os critérios que são adotados por várias bolsas. Não é por acaso que José António dos Santos diz que não vende e que até compra”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CMVM investiga compra de ações do Benfica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião