Nos afunda 8% após cortar dividendos e arrasta PSI-20 para terreno negativo

Numa manhã de perdas para as bolsas europeias, várias empresas reagem à apresentação de resultados. A única que sobe é o BCP, que apresentou o maior lucro desde 2007.

O corte de dividendos da Nos está a penalizar as ações da empresa. Num dia de reações à apresentação de contas anuais para uma série de cotadas e de perdas generalizadas para as bolsas, a empresa é a que mais cai em Lisboa. A Nos afunda 8% para 4,098 euros por ação, levando o PSI-20 a perder 1% para 5.355,65 pontos.

A telecom liderada por Miguel Almeida aumentou os lucros, mas as receitas cresceram muito ligeiramente em resultado da fraca adesão aos canais desportivos premium. Perante estes resultados, e também na perspetiva dos investimentos necessários no 5G, a Nos decidiu cortar os dividendos. Ainda assim, vai dar todos os lucros (143,5 milhões de euros) aos acionistas. Serão 27,8 cêntimos de euro por ação.

A Nos não é a única que reage às contas apresentadas. O mesmo acontece com o grupo EDP, que lucrou 512 milhões de euros, apesar de Portugal ter voltado a dar prejuízo. A casa-mãe perde 0,9% para 4,83 euros e a eólica EDP Renováveis cede 1,24% para 12,78 euros. A Jerónimo Martins, que aumentou os lucros para 433 milhões e vai dar metade em dividendos, desliza 0,30% para 16,80 euros.

Em sentido contrário, o BCP é a exceção. O banco liderado por Miguel Maya anunciou, também esta quinta-feira, uma melhoria dos lucros para 302 milhões, o que representa o melhor resultado desde 2007. Apesar de o CEO ter dito que a “proposta de dividendo vai ser muito conservadora”, as ações avançam 0,31% para 0,1913 euros por ação.

Fora do PSI-20, destaca-se ainda pela positiva a Novabase. A tecnológica atingiu lucros recorde no ano passado, de 20,4 milhões de euros, que beneficiaram da venda do Negócio GTE à Vinci Energies. As ações disparam 15% no PSI Geral para 3,18 euros.

“A primeira parte da manhã deverá ser particularmente intensa, com os investidores nacionais a reagirem quer à deterioração da conjuntura externa quer aos resultados de algumas das maiores empresas do PSI-20”, explicam os analistas do BPI, numa nota de abertura da sessão. Além da época de resultados, a bolsa de Lisboa está ainda a acompanhar o sentimento negativo nas principais praças europeias, onde o Stoxx 600 perde 0,4%, o francês CAC 40 e o espanhol IBEX 35 recuam 0,5% e o alemão DAX desvaloriza 0,6%.

(Notícia atualizada às 8h56)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nos afunda 8% após cortar dividendos e arrasta PSI-20 para terreno negativo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião