Está em teletrabalho? Estas dicas ajudam a ficar melhor na webcam

Com 42% dos portugueses em teletrabalho, as reuniões por videochamada tornaram-se um elemento crucial ao funcionamento de muitas empresas. Descubra estas dicas e aprenda a ficar melhor na sua webcam.

Nas últimas semanas, milhões de portugueses começaram a trabalhar de casa para evitarem o contágio pelo novo coronavírus. Uma sondagem da Marktest divulgada em março estimou mesmo que até 42% da população do país esteja em regime de teletrabalho, na sequência das medidas decretadas com o estado de emergência.

Para muitas pessoas que continuam a poder trabalhar a partir de casa, o dia-a-dia passou a ser marcado pela comunicação à distância. Mas não só as já tradicionais chamadas de voz como também as videochamadas. Por vezes, horas e horas de videochamadas, que se tornaram uma peça chave na cultura de algumas empresas que continuam a poder operar nestes dias.

Ferramentas que facilitam as reuniões virtuais, como o Zoom e o Microsoft Teams, somaram milhões de novos utilizadores em todo o mundo, à medida que cada vez mais empresas passaram a ter de se adaptar a estas tecnologias. Já para os trabalhadores, sobretudo os que começaram a ter de ligar a webcam, foi como ter os colegas do escritório a “invadirem” o seu espaço pessoal. Uma mistura invulgar de dois mundos, o pessoal e o profissional.

A pensar em quem passa os dias de trabalho com uma câmara ligada à frente, o The New York Times compilou algumas dicas sobre o que fazer para ficar melhor nesta nova moda das reuniões virtuais. O ECO juntou outras. Conheça-as.

  • Opte pela neutralidade. Por norma, a casa de alguém é a sua principal zona de conforto. Ela reflete as preferências de quem nela mora e contém os seus objetos pessoais mais íntimos. Assim, a principal dica do jornal norte-americano é a de se optar por um ambiente neutro e escolher um fundo o mais simples possível. Uma estante repleta de livros pode transmitir uma imagem intelectual, mas também pode ser uma distração para quem vai assistir. Algumas ideias: um móvel com uma lâmpada ou um quadro, por exemplo.
  • Mas cada caso é um caso. Sim, o cliché também se aplica aqui. Do ponto de vista do fundo, não há regras exatas sobre a como ficar melhor na reunião virtual da empresa. Mas saiba que, para além da neutralidade, há também quem defina o fundo da sua câmara de forma a refletir um pouco da sua personalidade. Por isso, se sentir que merece o tempo despendido, construa um cenário que transmita o sentimento que pretende. Por exemplo, mais cores passam uma imagem mais alegre.
  • Evite o ruído e aposte na luz. Se possível, escolha uma zona mais silenciosa da casa, onde não se oiça o som da televisão ou o ruído de outras pessoas a falarem. Sim, nem sempre é fácil. Mas se não tiver como o fazer, opte por uns headphones com microfone, que poderão melhorar muito a qualidade do seu áudio. Opte também por uma parte da casa que seja bem iluminada, artificialmente ou, de preferência, com luz natural. Janelas como plano de fundo são um erro comum: com a câmara em contra luz, o mais certo é que os seus interlocutores não vejam mais do que a sua silhueta. Fique você mesmo de frente para a luz, com a câmara a apontar para si.
  • Proteja a sua privacidade. Se pretende manter alguma privacidade, o Skype e o Teams possuem um algoritmo que, ativado, deteta o rosto e permite desfocar o fundo. Assim, os seus colegas apenas o verão a si e ficarão impedidos de espreitar para o que se passa lá atrás. Certifique-se também de que, caso opte por um cenário de fundo, não exibe elementos que permitam identificar a localização onde está (se isso for importante para si) nem mostra outros elementos, como post-its com passwords ou coisas desse tipo.
  • Garanta a qualidade da sua ligação. Nada é pior numa reunião virtual do que chamadas aos cortes e pessoas que, subitamente, ficam aos quadradinhos. Se não tem banda larga fixa ou uma ligação de fibra ótica, o ideal é garantir que o seu dispositivo é o único ligado à rede lá de casa, tanto quanto possível. Esta é uma forma de prevenir que outros aparelhos usem a preciosa largura de banda e criem barreiras à comunicação durante uma chamada importante, o que também pode melhorar a qualidade da sua própria imagem e da da transmissão do vídeo captado pela sua webcam.
  • Bloqueie a sala de conversa. Com cada vez mais gente a instalar o Zoom ou ferramentas semelhantes, surgiu um novo termo na internet: o Zoombombing. Acontece quando pessoas mal-intencionadas entram numa sala de conversação alheia e começam a fazer desacatos ou a transmitir vídeos impróprios. Previna essas situações embaraçosas protegendo sempre as suas salas com uma password. Partilhe-a só com os intervenientes da reunião.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Está em teletrabalho? Estas dicas ajudam a ficar melhor na webcam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião