Depois do HSBC, António Simões vai liderar negócio europeu do Santander

O gestor português, que liderou o segmento da banca privada mundial do HSBC até fevereiro, vai ocupar o lugar deixado por Gerry Byrne, que decidiu reformar-se no início de 2021.

O Santander nomeou português António Simões como novo responsável regional para a Europa. O gestor, que vem do HSBC, vai chegar ao banco a 1 de setembro e, após aprovação das autoridades reguladoras, assumir a liderança do negócio europeu no início do próximo ano.

O gestor português ocupará o lugar deixado por Gerry Byrne, que decidiu reformar-se no início de 2021, após uma carreira de quase 50 anos na banca, segundo anunciou o banco em comunicado.

“Estou muito satisfeito por me juntar ao Santander. Este é um momento crítico para a indústria de serviços financeiros, quando existem muitos fatores sociais e comerciais que apresentam desafios consideráveis, mas também oportunidades significativas para nós, principalmente a agenda de tecnologia e inovação”, diz António Simões.

O banqueiro vem do HSBC, onde estava desde setembro de 2007. Desde 2018, era responsável pelo segmento global de banca privada e já tinha sido apontado como um dos possíveis sucessores para assumir o leme do banco britânico, aquando da saída de John Flint. No entanto, acabou por sair em fevereiro, na sequência do processo de reestruturação do HSBC, que levou ao corte de 35 mil empregos.

"Este é um momento crítico para a indústria de serviços financeiros, quando existem muitos fatores sociais e comerciais que apresentam desafios consideráveis, mas também oportunidades significativas para nós, principalmente a agenda de tecnologia e inovação.”

António Simões

Nomeado responsável regional para a Europa do Santander

Agora, nas novas funções, António Simões vai reportar ao administrador delegado do grupo, José Antonio Álvarez, fará parte do comité de gestão do grupo e terá responsabilidade administrativa e de supervisão dos negócios na Europa.

Também vai liderar a área comercial e de retalho e será co-responsável na Europa pela área de Corporate & Investment Banking, Wealth Management & Insurance, juntamente com os responsáveis globais.

“É com enorme satisfação que dou as boas-vindas ao António e estou confiante de que, sob a liderança dele, continuaremos a desenvolver os progressos já realizados na região – simplificando o nosso modelo de negócio e alavancando a nossa transformação digital para melhorar ainda mais os produtos e serviços que oferecemos aos nossos clientes”, acrescentou Ana Botín, presidente do grupo Santander.

(Notícia atualizada às 17h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois do HSBC, António Simões vai liderar negócio europeu do Santander

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião