Barkyn fecha ronda Série A de 5 milhões. Indico e All Iron Ventures lideram

Startup de entrega de comida personalizada para animais e assistência veterinária anunciou, no Collision from home. Ronda servirá para aumentar portefólio de produtos próprios.

A Barkyn, startup que entrega comida personalizada e disponibiliza assistência veterinária de 24 horas em Portugal, Espanha e Itália, acaba de fechar uma ronda de financiamento Série A no valor de cinco milhões de euros, anunciou a Indico Capital Partners, co-líder desta ronda de financiamento, no Collision from home.

O investimento servirá para expandir a oferta no mercado de comida e cuidados de animais, completando a transição de venda de produtos terceiros para a sua própria linha de ração e brinquedos.

A equipa da Barkyn já conta com 34 pessoas entre o Porto (sede) e Aveiro (pólo tecnológico).Barkyn

O financiamento foi co-liderado pela portuguesa Indico Capital Partners e pela All Iron Ventures, e contou ainda com a participação da Portugal Ventures e do fundo 200M.

“O mercado de animais de estimação está a expandir mundialmente sendo a categoria com maior crescimento online no setor de bens de consumo. Queremos proporcionar a experiência excecional da Barkyn ao maior número de famílias e aos seus animais de estimação criando uma grande marca que resolve a atual fragmentação de oferta de serviços no mercado de cuidado animal – numa entrega mensal, todas as necessidades do seu cão ficam resolvidas. Estamos a construir o futuro de comércio online com personalização e conveniência extrema”, esclarece André Jordão, CEO e cofundador da Barkyn, citado em comunicado.

Esta é a segunda vez que a Indico Capital Partners investe na Barkyn, depois de ter liderado a ronda seed 1,7 milhões (que foi aumentada, através do fundo 200M, até aos 2,8 milhões), anunciada em abril de 2019.

"Estamos a construir o futuro de comércio online com personalização e conveniência extrema.”

André Jordão

CEO e cofundador da Barkyn

“A empresa tem um caminho importante para fazer de transformação global para produto próprio, com receitas personalizadas. E portanto, cada vez faz menos sentido vender marcas generalistas que não são personalizadas. O propósito da empresa é dar a oportunidade aos donos dos cães de terem comida personalizada. Este investimento, tal como o anterior, foi na criação de receitas, que permitem que a especificidade de cada animal seja tida em conta em termos de raça, debilidades, idade”, explica Stephan Morais, managing partner da Indico Capital Partners, ao ECO.

Ainda que esta Série A esteja a ser preparada desde o final do ano passado, a pandemia veio “tornar os resultados da empresa ainda mais interessantes”, acrescenta Stephan Morais. “A Covid-19 veio acelerar a transformação digital já que, muitas vezes e, pela primeira vez, as pessoas compram coisas online. Esta transformação digital veio mudar a mentalidade dos consumidores”, sublinha o investidor.

A operar em Itália, Espanha e Portugal, a Barkyn tem como clientes mais de 40 mil famílias e os seus animais de estimação. Em 2020, a startup triplicou a receita no primeiro trimestre, quando comparado com o período homólogo.

Produzida sobretudo em Portugal e Espanha, a oferta da Barkyn tem aumentado a gama de produtos próprios, com receitas desenvolvidas pela equipa da startup. Outro serviço que tem crescido é o de assistência veterinária, disponível 24 horas por dia. “Estas experiências digitais ficam vencedoras e uma clara mais-valia para os donos. Trata-se de criar conveniência com apoio de 24 horas por dia”. Por isso, por agora a expansão da empresa passará por consolidar os mercados onde já tem presença e aumentar esta gama de produtos de marca própria.

É importante, quando se investe, conseguir encontrar a fórmula de atingir grande parte dos potenciais clientes, e isso não se pode fazer indo para muitos mercados diferentes.

Stephan Morais

Indico Capital Partners

“Esta ronda serve muito para completar essa transição porque o risco que se corre neste tipo de expansões é expandir demasiado rápido e angariar apenas os early adopters. É importante, quando se investe, conseguir encontrar a fórmula de atingir grande parte dos potenciais clientes, e isso não se pode fazer indo para muitos mercados diferentes. A nossa ideia é de que a Barkyn vá mais a fundo no sul da Europa, aumentando o seu portefólio de rações próprias e fazendo com que os clientes possam conhecer melhor o produto e a marca, que já se destaca pelo serviço muito conveniente e pelo packaging“, assinala ainda Stephan Morais.

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